domingo, 10 de outubro de 2010

Cantor dos mundos e das almas

Jader Leal




O cantador que chega tem coração de fronteira e alma da pampa gaucha. Jader Leal abre esta semana! Vindo da Capital dos Gaúchos, com fortes laços musicais.

Vejam só ! Ele é neto de um fundador de escola de samba, a avó bela cantora e a mãe, “como a fruta não cai longe do pé” canta e encanta a todos. As canções de ninar para Jader, sempre, tiveram uma pitada do folclore latino americano. Ah! Terra dos Marechais, dos Carreteiros, a linda e aconchegante São Gabriel, a encaminhar um primoroso intérprete para o gauchismo. “foi nesta terra  que meu tio me incentivou ao ouvir Lps da Califórnia, César Passarinho e o grande Cenair Maicá"  “Eu era da pá virada”, comenta Jader. Porém, o que me acalmou na escola foi a tradição gaúcha. Aos 11 anos, o violão surge definitivamente em sua vida. “Era um da marca Trovador, era de meu pai, já velho e sem cordas”, afirma. 

Para De pingo Alçado no Freio tem orgulho em comemorar com Jader Leal, dono de uma voz melodiosa, envolvente e verdadeira os seus 10 anos de carreira, em defesa a música regional de Raíz.

Com o amadurecimento deste “Cantor dos mundos e das almas”, vieram às composições próprias e parcerias com artistas consagrados no cenário musical gaúcho, com forte influência das “coisas do campo”, da fronteira com o Uruguai e Argentina, das “estradas e corredores”, agregando a essas temáticas sonoridades influenciadas por diversas tendências musicais, como as chamarritas missioneiras, as milongas gauchas, o folklore latino-americano...

Como intérprete, violonista e compositor, participa de festivais de música nativista no RS e em SC, com trabalhos apresentados em eventos como a Ramada da Canção e Festival Temático da Semana Farroupilha (Encruzilhada do Sul/RS), Manoca do Canto Gaúcho (Santa Cruz do Sul/RS), Capela da Canção Nativa (Amaral Ferrador/RS), Guarita da Canção (Torres/RS) Laçada do Canto Gaúcho (Brusque/SC), Estância da Canção Gaúcha e Canto da Terra (São Gabriel/RS), Canto Nativo dos Desgarrados (Itajaí/SC), Festival da Canção Nativa (Joinville/SC), Acampamento de Arte Gaúcha (Tapes/RS), Via Mar Em Canto (Arroio do Sal/RS), Campo Em Canto (Itaqui/RS), Barra Em Canto (Barra do Quarai/RS), Vigília do Canto Gaúcho (Cachoeira do Sul/RS), Laçador do Canto Nativo (Porto Alegre/RS). Em janeiro de 2011 o cenário da música gaúcha, aquela que aqui defendemos a da mais pura essência ganhará um regalo a ser guardado nos peçuelos é o Cd “ Depois dos Mates”. São dez músicas de Jader e outras em parceria com letristas como: Mateus Lampert, Rodrigo Barreto, Átila Duarte e Gilmar Batista, além de duas regravações.

Jader nesta semana presenteou o Blog com uma interpretação belíssima e emocionante de “Zamba de Mi Esperanza” Prenuncio do que nos espera em janeiro de 2011, no lançamento de seu trabalho.
Jader, gracias não só pela encantadora voz. Mas, por fazê-la ecoar em defesa do que é terrunho.


Um comentário:

  1. Muito obrigado pelo carinho empregado em cada palavra.
    Um grande abraço, e sucesso sempre!
    Jader Leal

    ResponderExcluir