quarta-feira, 6 de outubro de 2010

É de Camaquã a guerreira Cida





Camaquã dos açorianos, das charqueadas, de como seu próprio nome revela do rio correntoso ou rio forte. Lá nas margens do rio que deu origem ao nome da cidade, está a nossa guerreira, Maria Aparecida Colombi Martins. Uma mulher que encanta a todos por sua simplicidade, maneira correta e pelo amor aos cavalos. Cida, como carinhosamente a chamamos é um exemplo de quem luta e vive a terra vinte e quatro horas.







Cida é filha de José Nelson Colombi, certamente, um dos melhores capatazes que Camaquã já teve. Vem daí o exemplo de amar e respeitar a terra, percebendo que o homem não fruto do meio, porém faz parte do meio, está intimamente integrado a ele. Com suas preciosidades, seus filhos e seu esposo, Cida comanda uma das melhores hospedaria para cavalos no município, famosa por sua competêcia e eficiência.
"Cresci prá fora, num tempo em que não havia oportunidades que há hoje, inclusive escola. Aprendi com a vida que tudo deve ser muito bem valorizado e que sempre é tempo de agradecer ao criador"

Cida ceva o mate e nos diz emocionada. "Me casei e continuei morando no interior. Hoje, opção, não troco a paz que tenho aqui por nada" Sua residência e trabalho, ficam num lugar mágico, onde ainda se pode dormir com a janela aberta, até mesmo sair e deixar a roupa estendida.
A guerreira deste lugar nos dá várias lições, criou seus filhos com liberdade. Que segundo ela, só quem mora prá fora tem, pés descalços,brincando na terra, pescando, brincando de cavalinho de pau e correndo pelo terreiro. Hoje os filhos desta mulher de ontem, hoje e amanhã, residem na cidade. "Em qualquer folguinha estão aqui, montando a cavalo, indo pro campo, laçando ou tomando um mate".
Ver o amahecer na frente do galpão é renovar energias. Um sentimento profundo de gratidão e paz, nos invade. 
Maria Aparecida Colombi. Guardem este nome! Exemplo de alguém que sabe dar valor para coisas simples. Que compreende nossa missão de vivenciar tudo com intensidade e sinceridade. Que vive a cada dia como se fosse o último da tropeada por aqui. Que ama a terra e sua gente, de maneira bela.

Cida, já estamos com saudade do mate bem cevado..."Vamos aprender a dar valor as coisas mais simples, ter respeito pelos mais velhos,  e amor pelas tradições do Rio Grande", afirma a guerreira.

Gracias, por ser um anjo de luz nestas terras de Camaquã, por ser a tão bela encantadora do povo e da natureza!







Diz Cida orgulhosa. "Fotografia do último mês de maio,Rodeio Estadual de Camaquã. A moça é minha filha Marjana Martins,fazendo a prova de redeas. Esta foto mostra literalmente o que é um pingo alçado no freio", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário