quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eduardo Rocha é Campeiro da Fotografia






Eduardo Rocha



Ele é da Capital da Paz, Dom Pedrito, o campeiro da fotografia Eduardo Rocha. Começa sua jornada em 2006. Nos primeiros anos de atividade, já esteve à frente de pelo menos três grandes projetos. O Origem Crioula envolve expedições pelos principais quatro países produtores de cavalos crioulos, retratando o dia-a-dia nas cabanhas e as manadas a campo. O resultado foi apresentado em uma série da revista Crioulos e outra do Canal Rural. Ao se engajar no Cavaleiros da Paz, idealizado há duas décadas por Nico Fagundes, acompanhou de perto a rotina de expoentes do tradicionalismo em roteiros percorridos a cavalo por lugares históricos do Pampa. Já a Viagem ao Fim do Mundo envolveu uma expedição ao extremo sul do continente americano, entre Calafate e Ushuaia, captando o universo áspero e belo da Patagônia.



A arte de Eduardo


Eduardo é um artista, coloca sentimento em cada forografia, impressiona como ele retrata a essência do campo, através de suas lentes. Assim, ele aprende com cada gesto desta vida no campo e vive a camperear a melhor imagem, aquela que revele o coração e leve a reflexão. Publicitário, mudou-se em 2000 para Porto Alegre, onde fundou a Agência Visual, líder em comunicação rural no mercado gaúcho. A sensibilidade estética que já tinha na criação de peças e catálogos para cabanhas foi a base para o seu trabalho na fotografia campeira.






Blog - o que te fez lidar com a chamada fotografia "campeira"?
Eduardo - Sempre tive ligação com o campo e tive, também, a sorte de ter bons amigos fotógrafos que me incentivaram e ajudaram. Em 2006, enquanto cursava a faculdade de marketing surgiu uma oportunidade de visitar São José dos Ausentes, levei uma máquina fotográfica... De lá pra cá, não parei, mudei o curso para fotografia. Vejo a fotografia campeira como uma forma de valorizar a nossa cultura e homenagear  o trabalho do homem do campo que em sua maioria fica no anonimato. O povo gaúcho tem uma forte ligação com o campo.
 




 
Blog - O que representa a paisagem aos olhos do fotógrafo?
Eduardo - Uma pintura feita por Deus, o fotógrafo é um espectador privilegiado.







Blog - Que fotografias destacaria ao longo do teu trabalho?
Eduardo - A lida com as ovelhas em Paysandu no Uruguai, Cavalgada no Fim do Mundo com os Cavaleiros da Paz, na Argentina, além é claro da beleza do cavalo Crioulo
em qualquer chão.
 
 
Blog - O pretendes revelar as pessoas em cada fotografia?
Eduardo - O quanto é bonita a vida rural. Pelo menos tento. Utilizo como slogan a “Arte do campo em fotografia” a arte está lá. Sou um privilegiado por ir buscá-la com minhas lentes. A fotografia nos permite congelar momentos.







Blog - Muitos jovens desajam ser fotógrafos? que requisitos eles deveriam ter?
Eduardo - Amor pelo trabalho e por tudo na vida



Eduardo Rocha realizará exposição em sua terra, Dom Pedrito. De 22 de outubro à 15 de novembro de 2010 - Museu Paulo Firpo



De Pingo Alçado no Freio te abraça e agradece, Eduardo, exatamente por que és um Campeiro da arte de fotografar, conseguindo perceber além da visão o que há de mais belo e profundo, nos mais variados rincões do planeta. Gracias, por colocares sensibilidade para nos mostrar o quão precisioso é tropear e saber que existe alguém que vê além do horizonte. 


Mais preciosidades vais encontrar em www.eduardorocha.fot.br
 

2 comentários:

  1. Ana, obrigado pelo carinho e atenção!
    E assim, seguimos em frente levantando a bandeira do Rio Grande do Sul.

    Abs.,
    Eduardo Rocha

    ResponderExcluir
  2. Eduardo:
    tuas fotos representam a Alma de Deus, continue captando essas preciosidades, muitas delas, talvez poucos ainda possam ver!
    seja um guardião dessas belezas.

    ResponderExcluir