sábado, 16 de outubro de 2010

O que faz um jovem Crioulista? Com a palavra a guerreira Rosana Collect

Sede dos Jovens Crioulistas do Paraná - foto Rosana Collét

 Rosana é uma entusiasta, adjetivo que, aliías, ela nem precisa dizer. Por que percebemos o quanto valoriza o legado de seus ancestrais. A jovem que chega do Paraná, bem de a cavalo, vinda de São José dos Pinhais, de pronto dá o seu Oh de Casa! "Somos quem  dá o seguimento das cabanhas e dos sonhos de nossos pais, aprendemos através das gerações de um povo que ama o tradicionalismo gaúcho  ou simplesmente damos inicio a uma cabanha, são por estes sentimentos de amor ao cavalo e de ter a certeza, a raça crioula, também auxilia na união famíliar", afirma. 




Bem assim, esta lutadora empunhou a bandeira, propondo ao ABCCC a criação da Comissão de Jovens Crioulistas do Paraná. "Precisamos integrar, unir e esclarecer os jovens crioulistas e os que iniciam, através de cursos, palestras, reuniões, excursões dentro e fora de nosso estado, visitas a credenciadoras, classificatórias e enfim ao freio de ouro a realização de qualquer jovem".

Rosana ainda enriquecesse nossa conversa com as explicações sobre a Comissão de Jovens Crioulistas do Estado do Paraná. " Temos uma diretoria formada presidente, vice–presidente e secretário. " Nosso trabalho é de fortalecer os laços dos Jovens com a terra e com a cavalo, aqui no Paraná, não temos mais provas em nosso Estado,  devido a falta de incentivo.

A defensora da cultura que vem das araucárias nos conta que seu amor pelo cavalo crioulo se fortaleceu, quando ela fazia estágio, a fim de curmprir carga horária, este fato se deu no munícipio de Castro, 2004. "Sempre com a minha irmã, como companheira, fomos percorrendo todas as credenciadoras do Paraná, nesta época fazia o papel de secretária".
Mas, foi em  2006 que elas decidiram fazer um projeto de jovens pra mandar aos núcleos, foi um experimento, pois o projeto não ganhou o apoio que merecia.




A vida de Rosana é marcada por grandes experiências, embora muito jovem. "Em 26 de novembro de 2008, Deus resolveu me dar uma duro golpe levou a minha irmã pra junto dele e me deixou a campo,  apenas com as lembranças, saudades de um dia nos encontrarmos  e a grande força que ela me dava me dizendo " VAI QUE VC CONSEGUE"!  Pois bem, em Janeiro de 2009 era preciso arrumar as coisas dela e em meio ao material do colégio encontrei o Projeto dos Jovens Crioulistas do Paraná, um grande filme passou em minha mente, ali estava naquele pré - projeto o jeito que arrumei de agradecer os dezessete anos que Deus me permitiu tê-la ao meu lado. Agradeço de todo o meu coração a Ele por ter permitido que ela viesse em nossa Família  e a minha mãe e pai que tiveram a felicidade de dar  a vida a uma guria tão especial como ela é".

Rosana refez o projeto e novamente, enviou para todos os amigos crioulistas. "Com a ajudinha que sei que ela ( minha irmã) me deu, o primeiro a me ouvir foi o senhor Avelino Vieira da Cabanha A Tala, ele não sabe mas chorei muito depois que conversamos, sabia que naquele momento estava abrindo uma grande porta para os Jovens no Paraná. Naquela mesma semana fui eu juntamente com o meu irmão Ronan Collect  a classificatória de Lages pra uma reunião com o senhor  Telmo Motta Junior para que ele explicasse os procedimentos a tomar pra a criação definitiva da Comissão dos Jovens Crioulistas do Paraná".






Nosso trabalho em defesa da verdadeira cultura e da busca permanente da essência do ser humano se engrandece com pessoas como Rosana. Nosso ponteiro Marcello Caminha, disse com propriedade, ontem, "não temos que ganhar nada no grito, temos que vencer pela qualidade". A tropeada dos jovens crioulistas do Paraná é exatamente desta forma, coragem e qualidade.

 

Rosana dá um até breve convidando a todos para que participem e divulguem o projeto. Lembrando aos mais experientes que tudo tem um começo, logo os jovens do Paraná pedem porta! Contudo, para paletearem os desafios necessitam de auxilio. Aqueles que desejarem contar suas experiências e deixar um legado para estes jovens, entrem em contato. Os Jovens Crioulistas do Paraná estão em todas as redes sociais e a partir de agora aqui conosco.

8 comentários:

  1. Realmente a Rosana é uma lutadora pela raça crioula no Paraná e temos muito orgulho de tê-la em nosso estado. Parabéns pela reportagem.
    Jacqueline
    Agp. Estrela do Sul*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reportagem,
    A Rosana é uma lutadora pela raça em nosso estado, além de uma ótima pessoa.
    Jacqueline*

    ResponderExcluir
  3. É DE SE ADMIRAR A SUA GRACIOSIDADE SUA TERNURA E SEU PENSAMENTO PROGRESSIVO E OTIMISTA PARA O ESTADO DO PARANÁ COM O INTUITO DE LEVAR A RAÇA CRIOULA CADA VEZ MAIS DISTANTE.. AOS OLHOS DE UM BOM ADMIRADOR DESTA RAÇA MAGNIFICA RUSTICA E DE EXCELENTE PORTE SEJA PARA O TRABALHO SEJA PARA O PASSEIO.. POIS A RAÇA CRIOULA CADA VEZ MAIS SE ESTAMPA EM TEU PEITO E TEU GRANDE CORAÇÃO.. POR VEZ QUE DESCAMPA..
    A BELEZA RARA POR INTELIGÊNCIA E POR ASPECTO FISICO... E PSIQUICO.. E MENTAL... NESTA PRENDA ADMIRADORA E COM O GARRÃO DA RAÇA CRIOULA.. FORJADO A BRASA EM TEU CORAÇÃO...
    PARABÉNS ROSANA COLLECT POR TUA VONTADE POR TUA INTEGRIDADE COM A RAÇA!
    é de se admirar realmente a tua vontade.. eu acho muito lindo isto... a capacidade de levar sonhos adiante...
    parabéns de coração
    muito linda a reportagem

    Junior Radaeli
    MSN: jradaeli@live.com
    Matão - Sp

    ResponderExcluir
  4. Muito bem esplanada a reportagem sobre a nossa companheira, de curso, de lida, de vida, Rosana Collect que é uma guerreira, o que nos deixa orgulhosos de te-la no nosso estado.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço profundamente a tua linda família, querida Rosana, pela manifestação de carinho e incentivo. Contudo, eles é que merecem todo carinho e amor, pois tem uma filha maravilhosa.
    Gracias!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela reportagem... sangue novo com entusiasmo... Parabéns pelo trabalho Rosana e pelo sempre apoio que me dá...

    ResponderExcluir
  7. Rosana, sinônimo de entusiasmo e persistência, perseverar sempre, para vencer nas batalhas da vida. Continue com seu propósito! Parabéns!!!
    Elinton Doná.

    ResponderExcluir
  8. Acredito muito na Rosana pois a vontade de realizar algo grande em torno de nossa nobre Raça Crioula e desta cultura fantastica move montanhas e nos faz realmente ir longe com estas Bandeiras que ajudam, geram o bem a muita gente e é digno de nota!! Parabéns. Parabens pela fibra, e determinação.
    Avelino.

    ResponderExcluir