segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ouro que vem de Livramento - Fabricio Harden


A cada mate a vida se revela ainda mais bela e muito especial. Sentir o aroma de nossa terra e vivenciar momentos raros, pede a presença de amigos, aliás, muito mais do que isso, um irmão.












Falar no irmão Fabrício Harden é falar na verdadeira essência das palavras competência, comprometimento e amizade. Ainda vejo aquele gurizinho aprendendo os primeiros passos rumo à cultura do Rio Grande, na Escola Instituto Livramento, quando dançava. Sempre acompanhado de uma luz infinita, sua amada mãe Ada Marisa, uma mulher aguerrida e vitoriosa. Uma luz que brilha até hoje nas mentes daqueles que tiveram o privilegio de conviver com ela. 

Um jovem promissor, que hoje tem uma familia encantadora, sua esposa incansável, filho adorado e muitos anjos que o ajudam diariamente. 

De Pingo Alaçado no Freio deixa que nosso ponteiro fale por ele mesmo...  


" Por muito tempo sofri nas estradas pela distância que fica Livramento do centro do estado e da Região Sul, que é nosso território de maior abrangência de shows. A razão de eu ter vindo para Porto Alegre,se deve ao fato de além de os contatos e a mídia estarem na capital,eu levava o dobro do tempo de viagem que os outros para cumprir meus compromissos. Mas, essa distância foi e é fundamental para eu crescer na minha carreira, pois , por ser de longe, eu era diferente e principalmente por ser da Fronteira, temos um "linguajar" diferente, não é só no falar,mas também no tocar,cantar,arranjar e compor"

Como todo o fronteiriço, Fabricio leva por onde anda a marca da fronteira, mais ou menos assim...


"Por isso que Livramento tem uma enorme influência no meu trabalho e levo o nome da minha cidade por onde ando"

O guri cresceu rapidamente, claro que passando por vários aprendizados e hoje explica que para seguirmos um caminho é necessário muito mais que disciplina, mas amor por uma causa. "Terminei a Faculdade de Marketing e Propaganda que me levou muito tempo e neurônios. Uma vez eu vi um ator e diretor de TV,teatro e cinema, que tinha uma vida profissional muito intensa, dizer que era como o equilibrista de pratos no circo:tinha que manter todos os pratos rodando,lá de vez em quando um quase para,daí temos que correr e girá-lo para não deixá-lo cair".

A grande incentivadora do trabalho do nosso Ponteiro é sua esposa e ela logo diz: "queria achar uma profissão que eu gostasse tanto como ele gosta da que ele exerce, pois nunca vi ninguém fazer seu trabalho com tanta alegria como o Fabrício". 


Fabrício Harden sobre compor...


"Não há regras para compor, ainda mais quando se lida com Folclore. É estranho falar como surge uma melodia, mas às vezes ela já vem pronta na letra, é só ler e sair cantarolando, mas isso não sei explicar como? e nem por quê? O que podemos fazer como regra é tomar o cuidado de fazer uma melodia de acordo com o tema que a letra retrata, se é uma letra romântica fazer uma música bem melodiosa e lenta,se fala da lida de campo, fazer uma música imponente  e com arranjos forte e se fala de festa ,fazer uma música bem pra cima ou seja, para dançar mesmo.

 Mas isso se adquire com o tempo e quanto mais se compõe, mais claro fica a arte de compor, fica mais nítido para o compositor o que a letra está pedindo,qual melodia é a mais adequada para aquele tema.

Fabrício encerra nossa charla pedindo aos jovens que tenham cautela, esforço e direcionamento. " Já fazem 10 anos que dou aula de violão,quando cheguei em Porto Alegre eu tinha vários alunos,por gostar da convivência com os mais jovens e poder transmitir à eles o que agente foi aprendendo com o passar do tempo nas estradas e nos palcos. Uma frase que eu sempre digo à eles é usando uma situação do futebol: "Todo mundo quer ser o Ronaldinho Gaúcho por ser um craque e o que faz os gols,mas ninguém lembra que o Dunga foi o que levantou a taça do Tetra como capitão e por onde andou sempre foi respeitado e líder".

Procurem chegar ao máximo que seu talento os levar, mas sempre tendo disciplina e respeito com os colegas e com o público, porque ninguém chega a lugar nenhum sózinho e é através de um bom relacionamento com todos os que os rodeiam que o músico será um profissional respeitado e bem sucedido".

Fabrício Harden é o Ouro que vem de Livramento, um irmão, um amigo e um Ponteiro neste projeto tão sonhado. No seu talento um dos melhores músicos, compositores e produtores que o Rio Grande já vê e verá ainda mais.
Gracias!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário