terça-feira, 5 de outubro de 2010

Serrada a armada...Mena Quevedo

De Pingo Alçado no Freio chega à capital do Rio Grande tropeando pelos rumos da cultura do Estado. Encontramos um grupo que demonstra verdadeiro respeito pelo campeirismo e pela tradição.
Porta!
É o que ouvimos na chegada. Bem de a cavalo está o patrão do Piquete Mena Quevedo, Wagner Duarte. Rapidamente ele ceva o mate e nos aprochegamos para uma emocionante conversa. Wagner nos conta que o grupo vai além das pistas de laço. "Somos uma irmandade, amigos e irmãos que estão sempre prontos para auxiliar uns aos outros"
O Piquete Mena Quevedo foi fundado dia 13 de setembro de 1990, a partir de uma reunião de amigos tradicionalistas com a intenção de homenagear o legendário Mena Quevedo. Wagner é enfático. "Participamos de vários Rodeios e Festas Campeiras. Mas, estar na capital é um grande aprendizado, pois existe uma mistura de origens e costumes de varias partes do estado, assim compartilhamos e interagimos com orgulho, a lembrança de seus pais, avós e bisavós ainda do tempo que moravam no campo".
Wagner Duarte o Patrão do Piquete Mena Quevedo revela emocionado. "Buscamos inspiração no velho Mena Quevedo, levamos a emoção guardada em nossa alma pela avenida, no Desfile Farroupilha, com o nosso paredão de 9 cavaleiros a galope, tauras peleando com espada e laçadores boleando seus doze braças e assim transformando o desfile em um grande espetáculo que o público aplaude do começo ao fim da avenida". A conversa com Wagner é gratificante, exatamente por que os jovens cumprem com o compromisso de buscar a essência da cultura e das relações humanas. São verdadeiros heróis no lombo de seus cavalos. Por isso, De Pingo Alçado no Freio sente no coração a vibração destes homens que elevam a cada instante o sentimento do mais puro gauchismo.






Wagner diz até breve, mais ou menos assim...."Jovens cresçam acompanhando a evolução da tecnologia, mas nunca deixem de olhar pra trás e se orgulharem das suas raízes dando continuidade ao tradicionalismo gaúcho com nossos costumes, nossa culinária, nosso amor ao cavalo, nossos piquetes e CTG´s. Sempre participando de rodeios e invernadas artísticas para que nunca se apague a chama farroupilha que há no coração de cada gaúcho".


Desejamos a vocês do Mena Quevedo luz e paz. Que na armada grande da vida encontrem, sempre, os valores da amizade da preservação da cultura a lhes sustentar.
Gracias por serem tão humanos, porém tão aptos a receberem esta herança de Mena Quevedo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário