quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Aparecida Martins e a verdadeira história de amor e carinho


A foto que segue é da minha filha mais velha Morgana e de seu cavalo Horse



A menina nasceu e cresceu perto dos cavalos, seu pai hábil domador, fez nascer nela o carinho e respeito pelos cavalos, com poucos meses de vida já andava na frente dos arreios com o pai. Com dois anos de idade já andava sozinha, de longe só parecia um pequenino pontinho em cima do cavalo.
O tempo passou, mas ela sempre estava em voltas com os cavalos, caiu alguns tombos, mas batia no chão e estava de pé de novo e já montava outra vez. Assim, como na vida, aprendeu a crescer amando e servindo.
Com seis anos de idade fez sua primeira prova de rédeas e ganhou seu primeiro troféu, daí em diante muitos outros vieram, sempre em cavalos que não eram seus, mas eram tratados como se fossem. A menina virou moça. Ao completar 15 anos o pai, seu anjo da guarda nesta vida, lhe presenteia um cavalo. Vejam só, como verdadeiramente há anjos que dão mais valores para sentimentos do que para material, pois a jovem não quis ter festa de aniversário. Optou acompanhar o pai num rodeio...
O cavalo era afamado por estas redondezas, diziam que era um leão e ninguém conseguia dominá-lo. Com o nome muito estranho logo teve que ganhar um apelido e tornou-se: HORSE. Em pouco tempo com a habilidade do pai em lidar com os cavalos e com o carinho da moça, Horse estava de confiança, montava do lado que queria. Mas o cavalo era só da sua montaria, mesmo o pai se queria montar pedia pra ela.
 Logo a moça começou a se dedicar a treinar seu cavalo, chegava da escola e ia montar aos poucos os dois foram ficando em sintonia, amadrinhando potros pro pai,paleteando laçando e ganhando todas as provas em que participavam,ficaram famosos na região, na categoria rédea prenda eram imbatíveis, até que um dia a moça chegou pro pai e falou:- Quero no próximo rodeio concorrer na rédea adulto! O pai lhe respondeu cheio de orgulho:
-Tens certeza? Tu vai ser a primeira moça a concorrer com os adultos na história do ctg Camaquã. E ela respondeu:…­-Se tu me disseres que eu posso, eu quero sim.
Ela se esmerou mais ainda nos treinos, todos os dias, o cavalo já conhecia a voz da moça, que e o chegar da escola gritava: HORSE!!!!!! E ele levantava a cabeça e ficava trocando orelhas procurando onde ela estava.
O mês de maio chegou o rodeio, o dia da prova. O CTG estava lotado e logo estranharam a moça não correr e prova nas prendas, afinal já contavam como certa sua participação a surpresa foi que a chamaram junto com os peões, ela não ia fazer em uma montaria, mas em duas. No seu cavalo e em uma égua tordilha que também já havia lhe dado alguns troféus. Correu na primeira montaria, fez uma boa prova.
Chegou a vez do Horse.quando chamaram a moça a arquibancada deixou bem claro pra quem era a torcida...
Começou a prova, os gritos e aplausos não deixava ouvir o narrador, a prova foi rápida, limpa sem penalizações. No final foi aplaudida de pé pelo povo que assistia o mesmo povo que deu uma vaia histórica quando saiu o resultado, a moça ficou com o terceiro lugar, injusta disse a maioria, mas a moça não se importou o importante pra ela era ter se saído bem, e os aplausos diziam tudo.
Final de rodeio, hora de ir pra casa.
Caminhão encostado no embarcador, os cavalos subindo,vê-se uma correria, um dos cavalos resvalou a pata e estava muito machucado,a moça que estava junto,agora é só preocupação,o Horse se machucou.
Chegando em casa,ela chamou a mãe e disse: vem cuidar do Horse pra mim,tu que sabe fazer bem curativo.
Chegando lá a mãe viu que era grave, o sangue jorrava com o pulsar do coração, quase na mesma intensidade rolavam as lágrimas da moça.
Todos os cuidados foram tomados, mas se sabia que um ferimento assim grave em um cavalo e de difícil tratamento, e ele havia perdido muito sangue, durante a noite ouviu-se um barulho na porta, era a moça levantando altas horas pra ver como estava o Horse. Os dias se passaram, e o ferimento apesar de todos os cuidados infeccionou,
Com tristeza ela ouviu do pai que se o Horse ficasse bem não poderia mais correr prova de rédeas. Ela respondeu: isto não importa. Quero só que ele melhore. Meses se passaram a ferida fechou, mas o cavalo continuava sentindo muito a pata.
Ela já havia até se conformado em não poder montar mais no Horse, mas não o abandonou,ele foi solto na invernada,pra ver se com o tempo melhorava.a moça ia sempre vê-lo chegava na porteira e gritava HORSE!!
Ele levantava a cabeça trocava orelhas e saia do meio dos outros cavalos pra encontrar a moça, ela mesma tosava escovava,aparava a cola e soltava de novo. As vezes voltava triste o Horse ainda sentia a pata, às vezes voltava feliz e o vê-lo correndo pela invernada sem sentir nada.
Pensaram dois anos, de novo chegou mais um rodeio a moça agora trabalhava fora não tinha muito tempo pros cavalos, na hora da prova o pai chegou e lhe disse: treinei pra ti a eguinha tordilha vai lá e faz a prova bem feita como tu sempre fizeste, e ela destemida foi. Desta vez não teve jeito, e tempo não deixava duvidas a moça era campeã!
A primeira moça a participar das rédeas adulto, também era a primeira moça na longa história do CTG Camaquã a ganhar! Ela ficou feliz, mas deixou escapar que queria que fosse com o Horse.
O Horse agora só na volta das casas. Tirando o bucal, desatando  os cabrestos. Ainda é a montaria de confiança da moça. E fica trocando orelhas procurando onde ela esta quando ouve de longe: HORSEEE! 
Minha querida Ana, estou te enviando a história que te prometi. 
Para de De Pingo Alçado no Freio é um prazer publicar esta linda e maravilhosa história. Aparecida Martins o anjo da guarda dos cavalos de Camaquã, revelando ao universo que nem sempre a vida é feita do ter e sim do SER. Cida, parabéns!!!!!

9 comentários:

  1. Q liiiindaaa história, amiga!!!!!!!!!!! Imagino o carinho pelo Horse!!!!!!!! Parabéns, escreveste muito bem a linda história!!!!!!!!! Orgulho da mãe, hein? Também pudera!!!!!!! Parabéns!!!!! Um quebra costelas beeem forte!!!!
    Débora Schneider de Oliveira (amiga do facebook)

    ResponderExcluir
  2. Q liiiindaaa história, amiga!!!!!!!!!!! Imagino o carinho pelo Horse!!!!!!!! Parabéns, escreveste muito bem a linda história!!!!!!!!! Orgulho da mãe, hein? Também pudera!!!!!!! Parabéns!!!!! Um quebra costelas beeem forte!!!!

    ResponderExcluir
  3. Leandro Hugo Schmegelsexta-feira, 12 novembro, 2010

    Linda Historia de Amor e Carinho .... mas não se trata de amor e carinho apenas do homem , da mulher com o cavalo,esta é a mais pura e autêntica História de Amor de uma Família Gaúcha ! Do Pai , da Mãe , das filhas ... conheço bem são meus Amigos , e tenho Orgulho disso !!! Existem muitas famílias gaúchas espalhadas por nosso pago , com suas historias de vida , de Amor , superação e companheirismo como esta da minha querida Cida Martins e garanto que ela mesmo vai nos pesentear com outras belas historias de sua vida . Quanto mais fico sabendo destas historias, mais forte bato em meu peito e grito ... EU SOU GAÚCHO ! ! !
    Leandro Hugo Schmegel

    ResponderExcluir
  4. Pelo simples fato de ser um relato de amor entre homem e animal, essa história é linda...
    Mas eu, conhecendo os personagens, posso garantir que a beleza dessa história está também nos pequenos detalhes.... na Dedicação da "Moga" com o Horse... nas inúmeras idas ao campo para vê-lo... Na carinha de felicidade que ela tinha quando voltava pra casa depois de encontrá-lo! Fui testemunha de tudo isso... É imensa a admiração que todos nós temos por esse conjunto belíssimo! A persistência que a Morgana teve para curá-lo foi fundamental na sua recuperação!
    Deixo aqui um grande beijo pra essas mulheres tão guerreiras, que são a Morgana, a Cida e também a Marjana... sou muito feliz de ter a amizade de vocês!

    ResponderExcluir
  5. Ah... Não poderia deixar de mandar um beijo pro Polaco e pro Natan... os homens da família! hehe
    Quero essa família muito bem, como se fosse minha... ;D

    ResponderExcluir
  6. Conheço bem essa história...
    Pois sou amiga da prenda...
    sei do AMOR que ela tem pelos cavalos, são parte fundamental da vida dela...
    E o mais importante que posso dizer aqui é que foi com ela que aprendi a AMAR E RESPEITAR os cavalos, apesar de não ser uma prenda do campo como ela admiro e ADORO demais ELA...
    BJUXS
    DA AMIGA BRUNA ROCHA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Me lembro de quando começou essa historia!
    De uma cicatriz que demorou para melhorar,e de um sentimento que NAO nos trasia felicidade.
    Mas essa historia foi mais uma que acabou com uma volta por cima!Mostrando que nao basta ter mas sim SER!
    Hoje o Horse esta ai dando um exemplo de raça,qualidade,respeito e amor !!!
    Parabens linda historia tia !!!

    ResponderExcluir
  8. OS ANIMAIS... AH... OS ANIMAIS... SEMPRE NOS ENSINANDO A SERMOS HUMANOS. PARABÉNS, MOGA, PARABÉNS CIDA, PARABÉNS HORSE. E EU ME PERGUNTO: MERECEMOS O TÍTULO DE HUMANOS? TALVEZ HORSE, ALBERTA E OUTROS ANIMAIS SEJAM ANJOS QUE AQUI ESTÃO PARA NOS ENSINAR QUE MAIS VALE SER DO QUE TER. E É POR ISSO QUE EU AMO TANTO "A PAMPA POBRE QUE HERDEI DE MEU PAI. CIDA E MOGA SÃO A PAMPA POBRE QUE HERDEI DE MEU PAI E QUE FEZ DE MIM UMA MULHER TÃO RICA "QUE NÃO HÁ RÉDEA NEM BUÇAL QUE A SUJEITE". BESITOS, FAMÍLIAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  9. OI, BOM ESSAS HISTÓRIAS SÓ ACONTECE COM QUEM REALMENTE AMA E RESPEITA MUITO UM CAVALO INDEPENDENTE DE RAÇA, E TAMBÉM RESPEITA OS ANIMAIS EM GERAL, FICO MUITO FELIZ DE PODER VER UMA HISTÓRIA NOS TEMPOS DE HOJE, É DIFÍCIL OUVIR HISTÓRIAS QUE NÃO SEJAM DE ANTIGAMENTE, PARABÉNS PELO AMOR QUE SENTE PELOS CAVALOS, TAMBÉM OS AMO MUITO E POR ISSO FICO GRATO DE PODER TER SUA AMIZADE QUE SEJA VIRTUAL POR ENQUANTO...GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS...

    ResponderExcluir