terça-feira, 23 de novembro de 2010

O Viajante do mundo Eduardo Rocha, nos revela o Gado Franqueiro

                                      Essa vem de São Francico de Paula, o Gado Franqueiro
 




GADO FRANQUEIRO


Por  Sebastião Fonseca de Oliveira



         A história diz que os ancestrais do gado Franqueiro foram domesticados no Egito há 6.000 anos. Daí seguiram para a Península Ibérica e desta, para as Américas.
         O gado da América do Norte, o de guampas finas, (Longhon) foi trazido por Cristovão Colombo em 1493.
        Os primeiros animais aportados na costa brasileira, São Vicente, em 1534, eram descendentes do mesmo casco ibérico, trazidos pelo donatário das Capitanias Hereditárias de São Vicente, Martim Afonso de Souza, português, e em 1541 por Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, espanhol.
          Descendentes destes, os primeiros crioulos americanos, foram levados pelos irmãos Góes e alguns castelhanos, a cargo do vaqueano “um fulano Gaete” em 1555, de São Vicente para Assunção, Paraguai. Dizem que eram sete vacas e um touro. Desta reprodução seguiu deste indez para Santa Fé, Argentina. Desta região, para o grande rodeio da Bacia do Prata, o pastoreio da Vacaria do Mar, (Banda Oriental), Uruguai, em 1611 e 1617 por ordem de (Hernandarias), Hernando Arias de Saavedra. E destas reproduções o Jesuíta os repontou para as estâncias Missioneiras e para a Vacaria dos Pinhais que estava em formação no Rio Grande do Sul – Brasil, por volta de 1710.
         Na antiga Vacaria dos Pinhais, Campos de Cima da Serra, o gado Franqueiro aquerenciou-se, povoou as sesmarias ondulantes, selecionando-se naturalmente e sustentando a economia por séculos.
      Do início do século passado para cá, forçaram a sua extinção, mas o animal é forte e agüentou o tirão.
      Existem dois tipos de Franqueiro, o Borrachudo (guampas curtas e grossas de até 65 cm de circunferência e 50 cm de comprimento) e o de guampas finas e compridas com 230 cm de uma extremidade a outra, ambos grandes e fortes, couro grosso.
      A pelagem é multicolorida, de todo pêlo, os mais característicos são os africanos de preto e de vermelho, pretos do lombo branco pintado ou vermelho do mesmo tipo. Os Jaguanés fumaços; os pintados, salinos, os brancos de orelhas e focinhos vermelhos ou orelhas e focinhos pretos; os vermelhos ou mascarados, cara branca; os barrosos; os baios; os overos, manchados; os brasinos, etc.
 
 
 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário