terça-feira, 16 de novembro de 2010

Patricia Borba a bela e competente da Comissão Jovem da ABCCC

Abertura Expointer 







Patricia Borba é uma das Coordenadoras da Comissão de Jovens da ABCCC e hoje inicia a manhã mateando conosco. Bela não só na aparência, mas acima de tudo, de alma limpa e leve, ela começa a nos contar um pouco de seu dia a dia e da responsabilidade de representar os Jovens Crioulitas. Patricia é uma gentileza impressionante. " comprometimento é a palavra certa para que tudo seja bem feito. O trabalho não é só meu é na verdade,  é  toda a Comissão Anterior e da comissão que trabalha   agora .   É   um a resposta ao convite feito pela Tia Beth e o Tiago que coordenavam  na gestão passada, e agora  ao Manuel e  ao Alvaro Dumoncel, coordenador es atuais  também". 
 
 
 
 
Patricia tem um sorriso expressivo, revelador, ao mesmo tempo humilde e carismático. Ela nos explica que é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho o da tecnologia, pois como os jovens na maioria tem vários compromissos, então, nem sempre é possível o deslocamento para reuniões. " Ai é a hora da internet, do Orkut, Facebook, MSN, telefone, torpedo, sinal de fumaça, enfim qualquer modo é bem vindo e tem funcionado". comenta a alegre Patrícia.
 
A jovem já foi Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Canguçu, gestão 2005/2008. Neste último passou a integrar a Sub Comissão Jovem da ABCCC. Patricia traz no sangue o amor pela Raça Crioula. "Nosso trabalho consiste em fomentar, através dos encontros jovens, que realizamos normalmente no Bocal e Expointer, destaco o encontro durante a FICCC, momento mágico, representou um grande passo na evolução da Comissao", comenta emocionada
 
Hoje a comissão trabalha intensamente Concurso Jurado Jovem. "Que orgulho termos dado   este  passo importante ,  por que nossa semente de amor a Raça está sendo plantada em solo fértil, temos notado o interesse dos Núcleos em sediarem etapas, também é de responsabilidade nossa alterações no regulamento das provas infantil, juvenil, aspirante, este ano revisamos algumas etapas e colocamos algumas alterações depois que as mesmas foram discutidas, trabalhadas, analisadas e votadas pela comissão toda". 
 
 
 
 
 
Se fossemos resumir Patricia Borba, diríamos que é a jovem que luta pela verdadeira inclusão social e sabe o que significa a palavra despreendimento. Ela bibliotecária da Universidade Federal de Pelotas,faz pós-graduação em Acessibilidade e Educação Infantil e estudo LIBRAS. "Hoje ainda estou envolvida com a implantação e implentação da Biblioteca e Arquivos de Fotos da ABCCC.  O que me toma boa parte do meu dia,  mas não impede que eu mantenha meu envolvimento com o Enduro, comissão da ABCCC da qual também faço parte e que tenho um envolvimento direto desde 2006, e com os afazeres da Nossa Comissao, procuro sempre que vou assumir este tipo de responsabilidade organizar a minha vida de forma a poder dar a atenção que ela merece, nisto cabe dizer que durante este período, grande parte das minhas horas de lazer estão a disposição da Comissão, seja com viagens para participar de eventos, com a organização dos mesmos e todas as demandas que isto trouxer".
 
Ao nos passar um mate Patricia lembra aos Jovens Crioulistas de Sant'Ana do Livramento. "Ser um jovem crioulista, é sobretudo estar aberto ao que o novo pode agregar sem esquecer que quem veio antes é responsável pela Grandeza da Nossa Raça, é estar pronto pra voar sem esquecer que temos raízes e que são elas que nos dão o rumo".
 
 
A bela e competente Patrícia é um guia na caminhada dos jovens e faz uma reflexão importante, no que tange ao envolvimento da comunidade com o Cavalo Crioulo. "Para ela não falta envolvimento das comunidades dos diversos municípios  e ressalta que  o que deve ser aprimorado é a divulgação, ou seja, fazer o conhecimento chegar nos mais variados lugares. Estamos tentando com a realização do Concurso Jurado Jovem, dos Encontros, dos Dias de Campo, porque sempre que existe um comprometimento com a comunidade, ela responde e no Cavalo Crioulo isso é instantâneo, o que pode ser visto no crescimento do número de participantes em provas, da criação de provas que atendem demandas de determinadas regiões do Brasil, e outras ainda internacionais, como é o movimento La Rienda, a paleteada argentina, e por ai, isto é a valorização dos costumes das  regiões, sem no entanto descaracterizar as origens", defende.
 
 
"O Cavalo Crioulo é uma filosofia de vida. Ele é responsável por grandes amizades, por um engrandecimento cultural, afinal cavalo é cultura, é lazer e é aprendizagem", conclui.
 
Bem de a cavalo, Patricia avisa. " Não lembro o autor mas diz “Cavalo de todos os seres da terra és o único que voa sem ter asas e conquista sem ter espadaisto é sem dúvida o que é o cavalo".
 
Gracias, a familia Borba por nos legar uma jovem tão comprometida com a vida e seus semelhantes, tão amável e tão defensora da Raça Crioula. Gracias, a vida por que nos legou uma belíssima flor do campo, suave, forte e duradoura.

2 comentários:

  1. EXELENTE MATÉRIA SOBRE ESTA JÓIA DE MULHER!!!PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS,QUE ORGULHO QUE EU SINTO DE TI GURIIIIIIIIIIIA...BEIJOS

    ResponderExcluir