domingo, 12 de dezembro de 2010

Na paz da estrelas por Renato Schorr

           

2°FESTA CAMPEIRA DO PARANÁ
Foto:  Jovens Crioulistas do PR 





As estrelas brincam umas com as outras, mergulham e se banham nas aguadas! Estariam lavando sua alma?! Fazem festa na pradaria gaúcha feito brindar aos nossos olhos teatrais, e fascinam quando nos provocam com olhares de esguelha, qual nos seduzir com sutileza. Mui lindas traduzem sentimentos de cumplicidade. Um dia ainda laço uma dessas preciosidades, lhes juro! Um dia ainda apresilho na chincha uma dessas estrelas. Quero cavalgar no pampa dentre seus mistérios e “aprisionar” uma estrela, fazer dela uma companheira de prosas! Ah, vou!!

            Ah, quando as noites estendem seu poncho grande o manto celeste se abre em multidões de candeeiros o que já era lindo fica magnífico, majestoso! Mas o enigmático está na simplicidade delas, na pureza, no esplendor! Embora tão belas e radiantes, distante fica a vaidade, espraiam luz divina! Daí advém à paz que elas simbolizam! A desdita às quais estão sujeitas todas as noites não causa indignação, ao contrário, retornam na noite seguinte expondo toda sua magnitude, feito alma leve. Elas têm alma, não? Garanto que sim, às estrelas tem alma grande e pura. Já vi a alma de uma estrela – é liiiiinnnda! Você não viu? É fácil, deixe de lado a TV e vá compartilhar c’oa natureza, na noite a beleza é indescritível! Sonho, sim, sonho mergulhado na realidade. É exuberante.

            A paz corresponde ao estado de espírito de cada vivente! Incuti-lo na consciência ou na razão do “cristão” possui o condão da inviabilidade, considerando as mutações do estado psicológico capaz de se modificar a cada novo contado, situação ou momento, todavia, imagino que as estrelas não sofrem dessas malquerenças a que o homem está sujeito. Logo, cada estrelinha por mais distante que esteja nos transmite um facho de paz e esperança no amanhã! Curtimos, pois, essa imensa candura que vem das alturas.

Um comentário:

  1. Este versos são dedicados aos grandes amigos Valeria Taques, Sergio Feijó e familia, ao Rancho JM do Sr Jaime Beckert, Cabanha Maria Tereza e de fato aos ginetes, campeiros e amigos que compareceram na 2º Festa Campeira do Paraná e a maior do Brasil.
    A eles o nosso grande abraço e que Deus os abençoe a da amanhecer.
    adoro vcs. meus amigos
    Rosana Colléct
    Jovens Crioulistas do Paraná

    ResponderExcluir