quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Curso incentiva Jovens - Daniel Schneider ponteia


Cegafe

Nossa charla é com  Daniel Schneider. Ele é um dos responsáveis pelo Curso de Casqueamento e Ferrageamento, promovido pelos Jovens Crioulistas do Paraná, em parceria com o Cegafe e a Estância Santa Clara, nos dias 29 e 30.

Schneider atuará com André Rafael Martins, primeiro colocado no ranking gaúcho de ferrageadores e professor de ferrageamento da escola de ginetes desde 2007. Todos estarão reunidos em Campo Largo, na estância Santa Clara, região metropolitana de Curitiba.





Daniel Schneider se criou no campo, no município de Mostardas,  no Rio Grande do Sul, na estância do avô José Luis de Almeida Martins Costa. Por lá, junto ao litoral e aos peões da estância, há um grande convívio com  os animais e com as belezas naturais, dignas das mais raras fotografias plasmadas na alma.

O ano de 2002 foi marcante para o jovem, pois neste período ele participou do primeiro curso de doma, desde lá, os cursos e os estudos relacionados ao Cavalo tomaram conta da sua vida.  O primeiro cavalo de sua propriedade veio em 2003. Contudo, 2005 chegou El Trapiche Guarany,  adquirido no leilão Potro de Ouro, dois anos depois ele foi campeão da mesma prova.


Projeto Rédeas é algo belíssimo, voltado para crianças em situação de risco. Daniel aliou seus conhecimentos, vontade de fazer o bem, com a alegria de ver crianças desenvolvendo habilidades e valores, através do convívio com os cavalos.  "O Projeto Social Rédeas, oferecia oficinas a jovens, em 2005. Em 2006 fiz um curso de administração de centros equestres na Universidade do Cavalo. Depois do aprendizado voltei representando a entidade e criei o Cegafe, juntamente com a inauguração da Escola de Ginetes, onde comecei dando algumas palestras. Já estou na lida desde  2005".



Formado em psicologia e com especialização na área empresarial, nosso amigo, tem sensibilidade suficiente para entender que os cavalos teem alma e os alunos que procuram os mais variados cursos, querem muito mais do que conhecimento técnico, muitos deles, quem sabe, procuram se encontrar nas lides de campo.

Ao perguntarmos a Daniel qual é o sentimento ao final de cada curso, além, claro do dever cumprido, ele é enfático. "Sinto grande prazer em ver os alunos satisfeitos, ver que o esforço realmente vale à pena. Entretanto, também bate a nostalgia, porque é um ciclo que se fecha. Por outro lado, se abrem novos horizontes e novos amigos surgem. Tenho clientes que hoje são amigos inseparáveis. Acaba sendo um misto de gratidão, emoção e lembranças, guardadas em vários depoimentos. Procuro sempre deixar claro que o Cegafe é uma família. E mais, me sinto orgulhoso em ver que também somos porta para muitas novas parcerias. As trocas de experiências são a nossa principal característica e a nossa busca constante".


Um estudante!

Poderíamos definir assim Daniel Schneider. Ele cursa, hoje, medicina veterinária.   "Uma necessidade para melhorar e qualificar meu atendimento aos clientes do Cegafe, o mercado evolui  rapidamente, novas tecnologias  surgem,  que vão desde um simples manejo até o mais sofisticado aparelho. E quem não acompanhar, ficará para traz.  É fato! Por isso, apoiamos , não só os Jovens  Crioulistas do Paraná , desde o início da sua idealização e temos uma gratidão muito grande com a Rosana  Colléct, pois ela sempre apostou   e confiou  no Cegafe”. 

 




Curso - Administração de Cabanha

 
Daniel encerra temporiariamente nossa charla com o seguinte alerta, quando o assunto é montar a cavalo e imaginar que se é dono do mundo. Muito didático ele revela que o cavalo é um ser complexo, adaptado pelo homem à rotinas de confinamento, inicialmente devemos conhecer seu comportamento, saber manejar da mais simples escovação, para depois querer sair a galope.  "Estudo o cavalo há 11 anos e sempre surge algo novo ou diferente. Por isso o Cegafe foi idealizado, por isso damos tanta importância à didática de nossos professores, não basta apenas ser um grande nome, tem que aliar isso à didática e experiência diária. O André Martins, nosso professor do Curso de Casqueamento e Ferrageamento , deste curso promovido pelos Jovens e a Estância Santa Clara, é um exemplo disso. 

Para nós do De Pingo Alçado no Freio é um prazer aprender um pouco mais deste ser dito pelo Daniel, "complexo", que é o cavalo, que nos aproxima e nos ensina a respeitar um pouco mais a natureza e suas manifestações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário