quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Renato Schorr - Concepcion De La Sierra - parte 2






O livro representa o fascínio do leitor, enquanto para o pesquisador são necessários outros elementos, dentre eles as informações orais obtidas junto a população, acrescida, por conseguinte, nos registros nos anais da humanidade. Pois, em Concepcion encontramos a disponibilidade do Sacerdote Francisco Senftner, pároco daquela comunidade. Francisco é de cidadania austríaca e completa seu primeiro dos sete anos nos quais vai permanecer na América. Poliglota, domina as línguas alemã (língua mãe na Áustria), o italiano, espanhol, português, dentre outros, logo, a comunicação não encontramos problemas.

O Sacerdote nos cativou diante da espontaneidade, algo raro naquele segmento em dias atuais (me lembro de um que cobrou horas extras num funeral, não esqueço o fato: foi na partida da minha mãe), nos acompanhou durante toda a estada, oferecendo preciosos informes, sempre bem vindos, quando o assunto é história.

César Marques e seu su padre, residentes no prédio ainda restante na área da antiga redução, onde procedem, a exemplo de Pablo Bibo (esse na biblioteca), um belíssimo trabalho, recuperando material, catalogando, identificando, restaurando, mantendo a limpeza, guarnecendo o local. Quando se visita um local dessa natureza, se percebe o valor e a importância das pessoas ligadas aos acervos históricos. Nesse sentido, Carlos Machado, em São Miguel das Missões, iniciou ainda nos idos de 1970, por sua conta e risco, uma busca incessante de materiais do período das reduções, em propriedades particulares, bens do acervo reducional. Esses voluntários quase anônimos, destacados, merecem o reconhecimento ante as “salvações” de bens do patrimônios.

Concepcion dista aproximadamente 20 km do Rio Uruguai e em torno de 40 km da histórica São Nicolau, já em terras brasileiras. A população possui material da reduções de co em uso nas casas, sobressaindo-se as pedras de grande dimensões, feito alicerces, alguns até mesmo se vangloriam do uso das mesmas, ignorando por completo a particularidade do material, considerando a historicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário