quarta-feira, 30 de março de 2011

É uma das Guerrerias da Vida...Cida Martins!










É com Cida Colombi Martins que encerramos as comemorações do mês da mulher.  Embora, nosso coração esteja reflexivo sobre a passagem de José Alencar. Muitos falam, poucos conheceram e outros comentam sem saber...
Contudo, nossa escolha pelo lindo texto de Cida confirma que há humanos que no dizer do humanista Rogers tornam-se pessoas. Assim, de a cavalo nossa lembrança a José de Alencar, através das guerreiras de Camaquã.

Minha querida amiga Ana,

Como te prometi. Ai estão as fotografias da Cavalgada em Homenagem às mulheres. “Trate, por favor, com muito carinho, este evento, usando todo o teu talento para usar as palavras e tornar tudo mais bonito”. Cida, não é necessária mais beleza diante da grandeza de vocês. Tuas palavras e teu exemplo já se fazem lindos neste evento e em todos os que exaltam uma luta.

Eis o relato de nossa Guerreira da vida – Cida Colombi

 É uma iniciativa pioneira, pelo menos por aqui não temos noticia de uma cavalgada feita só por mulheres em homenagem ao nosso dia. Estou ansiosa para ver a mágica das tuas palavras tornando este dia mais especial para nós. Desde já agradeço teu carinho e atenção. “Não há mágica quando as ações vêm do coração e invadem nosso pensamento, como se a cada passo dos cavalos estivéssemos a relembrar o que já fomos, o que já conquistamos e o que ainda seremos. A mágica está em ti e nestas mulheres”, comenta Ana Claudia





Continuamos a viagem rumo às palavras de Cida.  A cavalgada foi idealizada pelas senhoras Marinês Longaray e Dyrce Ribeiro que faziam parte da patronagem do CTG Camaquã no ano de 2008. Marinês era Patroa, na época, enfrentou a resistência dos homens que achavam que uma coisa destas não poderia dar certo. Mas elas sustentaram a idéia buscaram apoio, divulgando e convidando as mulheres a participarem.



    


 A primeira cavalgada em 2008 contou com a participação de pouco mais de 50 valentes cavaleiras. Saíram em desfile fazendo o mesmo percurso que se faz no dia 20 de setembro, a cada ano foi ganhando mais participantes. Ana este ano já era mais de 120, sabemos que ainda é pouco. Contudo, esperamos que cada esposa ou namorada dos rapazes que montam se juntem a nós.
Afinal, as esposas e namoradas que passam o ano fazendo o apoio para os peões, adorariam tê-los na equipe de apoio. Imagine Ana, recebermos um copo de água de quem amamos. Em um momento de luta. Imagine Ana, sermos fotografadas por quem amamos neste dia.



Nosso objetivo, queridos leitores, ao idealizar a cavalgada, era principalmente mostrar que a mulher é capaz de montar, de fazer parte deste mundo, que às vezes é tão masculino, o dos cavalos, que as mulheres podem sim carregar com toda a altivez a bandeira do Rio Grande, do Brasil e de qualquer entidade.
Somos aptas a fazer qualquer coisa que nos propusermos a fazer!






Cida,
Gracias pelo exemplo destas mulheres! Gracias pelo amor à terra! Gracias pelo envolvimento em causas tão nobres e acima de tudo Gracias a Deus por existirem, a fim de nos ensinar mais uma vez a valorizar as pequenas coisas da vida. Gracias pela estrela que ilumina nossas vidas, Gracias pelas mulheres desta linda e encantadora cidade. Saibam, palavras podem até ser mágicas, mas os exemplos, estes sim, deixam marcas profundas me nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário