quarta-feira, 27 de outubro de 2010

5 de novembro o Regalo de Deus é da Trovador


“Donde Estas 110”




Está em Sant’Ana do Livramento, cerca de 20 Km do centro da cidade.  Lá de fato o xucro se amansa, na Cabanha Trovador, onde o mate da hospitalidade está, sempre, cevado pelos proprietários Adriano e Guilherme Malmann. Dois jovens que descendem do guerreiro Neri Malmann, ele veio da “Colméia do Trabalho – Ijuí” e transformou Livramento na terra do seu coração. Pois é, o lema desta família é trabalho, determinação e fé.

Eles nos esperam para o 1º Remate da Cabanha Trovador, no dia 5 de novembro, no Parque da Associação e Sindicato Rural. Estes jovens representam o verdadeiro amor pelo cavalo, valorização de uma terra, por que em nenhum momento, ao falarem em Livramento, destacam apenas o seu trabalho, mas exaltam o trabalho de um povo que sabe aonde quer chegar.
A emoção toma conta, ao contar esta história de tantos aprendizados, coragem e luta. A Trovador é a “Desejada 79”, exatamente por que não fala o que faz, exemplifica, através das atitudes destes dignos amantes da raça crioula. Certamente é por isso que “Bela Dona 12” abre caminho  para tantos outros que hão de vir.
Na última Expo feira de Sant’Ana do Livramento, mais uma vez,  abriu-se no horizonte um grande sol, para iluminar o caminho da Trovador. Por que de maneira justa, clara como água da mais pura fonte,  “Chimarrita 56” foi escolhida o melhor exemplar da raça.





Berro Grosso 28


Ao conversar com estas encantadores pessoas foram muitos os ensinamentos. “viver é um desafio” dizem eles, com olhos marejados. É viver é aprender a respeitar o outro e amar, isto fica claro lá na Trovador.
Não há como falar em Adriano e Guilherme Malmann sem falar no homem que revela a grandeza da  luta pela vida e pela família. Um homem que representa a verdadeira essência do Cavalo Crioulo, paixão  e amor - Neri.
Em  1992 inicia a criação de Cavalos  Crioulos. Adriano é quem cuida dos cruzamentos e avalia o pedigree. Já Guilherme vive o dia a dia do cavalo.  Houve uma época em que o sonho deu uma parada,  apenas a fim de ganhar fôlego. Em 2003 os jovens dizem “Vamos embora”
Lá vem a “BT Disparada”, que está no catalogo do Remate do dia 5 de novembro, da Trovador. “Ela é emblemática, primeira  égua, vieram dela 6 fêmeas, de alta qualidade, várias filhas premiadas”.  Contudo, em 2004 surgiu a necessidade de comprar um Pai de Cabanha.  “Numa noite, assistindo o Canal Rural, entrou o garanhão  São Martin Trovador,  ligamos para o seu Osvaldo Pons, o garanhão era um produto do pai dele. Nunca esqueceremos as palavras de seu Osvaldo –  O São Martin Trovador não precisa provar mais nada para ninguém, nem em função, muito menos morfologia, ele é um cavalo completo”.
Emocionante é a conversa. Saber que uma terra de tantas vertentes revela homens capazes de acreditar num sonho e ir a busca dele, com qualidade, seriedade e firmeza. Não é a toa que desde a primeira geração da Trovador, a Cabanha está em Esteio e por conseqüência é premiada.  “O cavalo passa por até 6 pré-seleções até chegar na Expointer. O Cavalo Crioulo é o coração da Comunidade. Para nós da Trovador é fundamental a valorização da mãe, por que ela é quem passa os melhores  caracteres.”





Ao dar até breve para os amigos da Trovador recebemos este grande ensinamento:  “ Somos uma família muito unida. O ser humano olha e as vezes não  vê, mas a natureza nos mostra muitos caminhos e está na hora de percebermos.  Amigos nos ensinaram, por que ninguém  sabe tudo, mas todo mundo sabe um pouco. Esse é o livro da vida.  Não podemos nos queixar,  somos nós quem escolhemos. Enfim, tudo que é feito com paixão e amor  dá certo” Adriano e Guilherme Malmann







Montemos em nossos fletes, pois como diz o poeta: “Livramento nos espera”, dia 5 de novembro para o Grande Encontro da Trovador, neste ano de grandes realizações, por que no dia 17 de novembro é a hora e a vez do “Bagunceiro 24 da Trovador” entrar no circuito do Freio de Ouro. Gravem este nome, por que ele fará história!!!!




Um comentário:

  1. Ana Cláudia:

    Belíssima matéria, aliás, escreves muito bem!
    este Rio Grande que trazes é eterno - homem/cavalo! Sem esquece´r, é lógico, a Prenda, razão de ser de tudo quanto de sagrado pode existir. Buscaste no princípio a fonte mais pura e mais autêntica do pago. Aos campeiros pela trabalho e a você pela página. parabéns!

    ResponderExcluir