sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aniversário do MTG por Odila Paese Savaris



1959...
Um pequeno grupo de jovens iniciava o que hoje se tornou o maior Movimento da historia do Rio Grande do Sul.
Iniciou tímido, provavelmente com as mesmas dúvidas e anseios dos projetos quando começam a ser desenvolvidos, mas com uma certeza: a preservação dos costumes gaúchos para que não se perdessem com a evolução dos tempos e com a tecnologia que vinha surgindo.
Os envolvidos desejavam um movimento organizado onde as pessoas se reuniriam e ali entre prosa e verso, seria o lugar que as tradições gaúchas seriam cultivadas e preservadas. E assim foi.
Os primeiros anos formam passando e começaram a surgir os primeiros CTGs espalhados pelo estado e fora dele.
Surge então a necessidade de organizar o movimento.
1966...
No 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho, o Conselho Coordenador cria o MTG!! Com atribuições administrativas e executivas.
E o Movimento Tradicionalista Gaúcho, surge com toda a força envolvendo pessoas que acreditavam ser este o caminho, para uma sociedade politicamente correta, defendendo princípios!
O MTG se mantém até hoje, porque a força dos pioneiros vem sendo defendida e mantida por homens e mulheres que também acreditam que a tradição gaúcha deve ser preservada e mantida.
Acompanhar a globalização e a evolução tecnológica, não significa deixar de lado ou menosprezar as tradições! Especialmente no que diz respeito aos usos, costumes, ética e moral!
44 anos de anos de história! História construída e registrada por homens e mulheres de todas as idades, tradicionalista de fato!!
Estamos em festa! Especialmente merecem reconhecimento e aplausos os que se doaram para esta construção, por isso temos e garantia de que o Movimento permanecerá fazendo parte da vida de muitas pessoas que seguirão defendendo e preservando as tradições gauchescas!
Aplausos!!


Um comentário:

  1. É com muito gosto que sempre estou a ler tuas reportagens... as quais sempre expoem clareza, orgulho e identidade! e com esta moral infindavel de certeza.. tu sempre crias importantes idéias das quais são expressas em importantes reportagens! Parabéns Aninha! SUCESSO! e VIIIIVVAAAA O RIO GRANDE DO SUL! e TU TAMBÉM!

    ResponderExcluir