domingo, 31 de outubro de 2010

Cantor do sentimento - Saludo a Fabiano Bacchieri






Ouvir Fabiano interpretar é ao mesmo tempo sentir a terra dentro de nossos corações, como sentir a necessidade de vencer todo e qualquer desafio. Assim, é este canto que mescla sensibilidade, intensidade e força. Certamente um cantador forte e corajoso. Um dos exemplos está retratado aqui... "as quatro patas igual a um palanque se enraizam qual um segredo" Fabiano é de poucas palavras, mas tem uma característica marcante, exemplifica, tem voz forte e marcante. Ao comentar o que representa ter mais de 200 músicas gravadas. "resultado de mais de 20 anos lutando pela música gaúcha".

Bacchieri é um lutador, nunca desistitu, sempre manteve a perseverança e nunca faltou coragem, mesmo no início da carreira, quando concorria nos festivias com nomes, como,  Cesar Passarinho e Leopoldo Rassier. " Havia poucos festivais e era muito concorrido, a música gaúcha ainda tinha pouca expressão e eram poucos os nomes novos que apareciam, ou seja, ficamos tentando por muito tempo até que começamos a melhorar a qualidade das letras e composições e conseguimos ir mostrando o pouco que sabíamos".


O cantor do sentimento também passou pelos fandangos, fez parte do Grupo Querência, que na época de sua participação como vocalista, era direcionado para músicas com muito teor regional e folclórico. "Gravei grandes composições quando participei do grupo e os fandangos eram essencialmente gaúchos, não sentia grande difereça entre o baile e o festival, inclusive o próprio grupo Querência me acompanhou em alguns festivais, mas eram outros tempos".


Fabiano impressiona pelo manancial que traz no peito. Lembranças de tantas andanças, que para nós se transformam em exemplos a serem seguidos e ao mesmo tempo vivenciados. " Marcou muito a minha vida quando encontrei na Alemanha um casal de estudantes que eram naturais de São Borja e me viram tocando na rua, quando terminei me convidaram para ir a sua casa e lá, para minha surpresa havia um disco de festival...e para a surpresa deles eu cantava uma música no disco...foi emocionante!"







Agora Fabiano Bacchieri nos retribuiu o Oh de Casa! com o mais raro de todos os Saludos. Um trabalho de sentimento simples, mas intenso em cada nota, cada entonação desta voz que parece falar dentro de nossos coraçãoes.  "O Saludo é um caminho que tento seguir paralelo a minha carreira como integrante do Espetáculo do Joca Martins, procuro não me desligar do meu trabalho e quero registrar as obras que me agradam e acho que devem ser gravadas, é uma sequência do que venho fazendo e a maneira que tenho de afirmar minha posição e ideologia."

Encerramos nossa roda de mate com este homem-cantor, de personalidade forte e marcante, voltando ao tempo da reminicências para cavalagarmos rumo ao futuro. " O cavalo é parte essencial da minha vida, hoje um pouco afastado deles. Contudo, eles sempre estão dentro de mim. Através deles, desse amor pelo cavalos, pude manter a minha família através do cavalo por muito tempo e a isso fico grato."

Para De Pingo Alçado no Freio é uma grande emoção dar um Saludo, bem forte e com desejo de sucesso e toda luz que os mundos puderem ofertar a este homem, que se mistura com a verdadeira essência da música pampeana e com o campo.
Gracias!!!!

Eis a agenda de Fabiano Bacchieri para o mês de novembro:
 
05 - Lavras do Sul-Expolavras
06 - Vacaria-Festival Baccheria de Los Piñares
07 - Butiá- Expofeira de Butiá
13 - Cerrito
14 - Alegrete- Encontro dos Institutos Farroupilha
15- Rio Grande- Expofeira de Rio Grande
21 - Santana do Livramento- 5ª Vertente da Canção Nativista Estudantil
27 -  Herval-6º Rodeio de Herval







Um comentário:

  1. Gracias,

    Tuas palavras nos dão ainda mais força. Desejo que tenhas todos o sucesso, amigo e conte, sempre, conosco.

    ResponderExcluir