quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Chega o "Senhor do Mundos" - Marcello Caminha



Dizem os mais experientes que tudo o que dá certo nasce com o Sol. Então, vamos apresentar o novo integrante do De Pingo Alçado no Freio. Um jovem que numa pequena charla, nos possibilitou ouvir, sentir o verdadeiro sotaque de fronteira. Marcello Caminha, que o próprio nome já diz "Caminha" como as aves em notas melodiosas trazidas pelo vento e marcadas na vida pela franqueza e autenticidade. Em 1979 Marcello ganha de sua mãe um violão, imaginando não saber tocar, pega o instrumento e começam ai, os primeiros acordes.
Claro que o dom trazido por este homem, faz com que ele pegue o violão, como se pegasse o amor mais profundo, por que através dele nos faz imaginar que o instrumento canta as milongas do silêncio, os chamamés do acordar, as vaneiras do festejar e as Zambas de além mar. " Como não tenho nenhum antecedente musical familiar, seria natural que não estivesse projetada em minha mente a idéia de ser músico. Daí uns dias já estava matriculado na Escola do Prof. Edemar Teixeira, em Bagé. Esta pessoa foi fundamental na minha vida porque o seu SIM, quando a mãe perguntou se eu poderia tocar violão com faltando um dedo na mão direita, poderia ter sido um NÃO", comenta. A familia de Marcello foi sempre seu incentivo. Por que aos poucos crescia dentro do jovem Caminha o desejo de caminhar na mésica e tê-la como profissão.


Marcello Caminha por ele mesmo....







Blog - Tudo acontece de maneira rápida. Ganhas o primeiro troféu em menos de 10 anos, ou seja 1985. Como foi crescer já percebendo que a música faz parte da tua vida?
Marcello - As coisas foram acontecendo gradativamente e a minha certeza de abraçar definitivamente a profissão de músico foi aumentando. Sempre tive muito incentivo em casa e uma certa facilidade musical que me permitiu uma evolução bastante rápida. Sempre objetivei o violão como meu intrumento musical e sempre vi (e continuo vendo nesse intrumento) possibilidades infinitas, principalmente relacionadas à musica gaúcha. 

Blog -  Marcello és formado em medicina veterinária. Acreditas que todo o músico deve ter formação? Em que isto auxilia na música?
Marcello - Sempre falo para o meu filho Marcellinho, que hoje tem 14 anos, já é músico profissional e tem o triplo da aptidão musical que eu tenho, é que, se Deu nos deu o dom da música, basta que aprimoremos. Eu sempre vi uma certa facilidade no estudo da música e acho que o mesmo não interfere no aprendizado de uma outra profissão. Pelo contrário, a música nos ajuda a encarar com muito mais humanismo uma segunda profissão, seja ela qual for. Nos torna mais doces, mais compreensivos e melhora enormemente o nosso raciocínio. Por issodigo que dá pra estudar as duas coisas. A minha escolha foi a Veterinária, por ser uma área condizente com a minha origem rural. Hoje eu oriento que o pessoal associe o estudo da música a áreas como Marketing, Comunicação, Publicidadeporque essas áreas ajudam muito no desempenho do músico como profissional.

Blog - Já participaste e produziste vários trabalhos dos mais diversos músicos, cantores e compositores. Como é executar este trabalho?
Marcello - A gente precisa conhecer muito o perfil do artista que a gente está gravando ou produzindo. Em uma produção musical, temos que nos colocar inteiramente a serviço do trabalho que está sendo criado. Produzir um disco é assumir uma responsabilidade cujas consequências, boas ou ruins, certamente irão influenciar em muito na carreira do artista, mas o principal é a gente gostar do estilo do artista que estamos produzindo pois, caso contrário, não produziremos um bom trabalho. Tenho a honra de ter o meu início de carreira coincidindo com o de nomes brilhantes da nossa música como Luiz Marenco, Joca Martins, César Oliveira, Rogério Melo, só para citar alguns, os quais, não tenho dúvidas, guardam boas lembranças da época em que começamos, onde tudo era BEM mais difícil do que hoje.

Blog - Sabemos que o caminho da música não é muito fácil, aliás, como tudo na vida, há disputa, vaidade, orgulho. Como lidas com isto?
Marcello - Felizmente, eu só tenho UM grande concorrente na minha carreira: EU mesmo. O "Marcello" empreendedor, positivo, decidido, que acredita no seu trabalho, está sempre brigando com o "Marcello" acomodado, resignado, incrédulo, etc. Com esse é peleia braba! Com os demais colegas, é uma relação de cooperação, incentivo, admiração e respeito. Mesmo que algumas vezes não seja recíproco, entendo que cada um tem a sua estrada e que o bem trilhar da mesma só depende de cada um. Outro aspecto fundamental para as coisas darem certo na nossa carreira é o chamado "planejamento". Ter metas, objetivos,  contabilizar investimentos e lucros e analisar cautelosamente cada cartada é a forma mais concreta de chegarmos a algum lugar. Afora isso, deixemos o talento e o senhor Deus nos conduzir.








Blog - Lanças agora um Dvd, que é um verdadeiro legado, pois ensinará não só a música, mas um pouco do Marcelo. O que representa o lançamento deste trabalho e como nasceu esta idéia?
Marcello - Este DVD que é um material didático resume a minha experiência de professor de violão ao longo de quase 10 anos. Nele está a fundamentada a minha teoria em cima de como entender e tocar os ritmos gaúchos no violão. Mas esta, a meu ver, não é a mensagem principal deste DVD. A minha pretensão foi registrar, no vídeo de quase 3 horas de duração, o forte vínculo existente entre 3 fatores fundamentais para que haja cultura própria em algum luar: um instrumento musical (violão) , um perfil social regional (pessoas, peões, personagens) e um ambiente geográfico (a região da fronteira do RS com toda a sua paisagem).  Sendo assim, eu sugiro que o jeito de se tocar violão no RS, mais especificamente na região do Pampa Gaúcho, é diferenciada e passivel se ser ensinada e aprendida.

Blog - Muitos jovens quando te veem tocar sentem vontade de iniciar uma jornada na música. O que dirias a eles?
Marcello - A minha performance de palco é bastante inspiradora mesmo. Eu tenho fãs que vem de outros estilos, principlmente do Rock e Metal, porque gostam de me ver no palco. procuro passar ao público a emoção que sinto quando toco e torno o violão parte de mim quando interpreto uma música. O meu recado não é só para os jovens, mas pra todos que querem iniciar um convívio mais próximo com um instrumento musical que o façam de forma despretenciosa. como assim? que não vejam o seu intrumento musical como um meio para torná-los ricos e famosos. Hoje em dia a ansiedade das pessoas chegou a um extremo e a busca por resultados isntantâneos é o fruto que colhemos da grande quantidade de informação disponível. Conviver com um instrumento musical é que nem um casamento: Exige tolerância, doação, paciência, boa vontade nas horas ruíns e prazer nas horas boas. A calma é fundamental para o aprendizado de qualquer instrumento musical.  

Para De Pingo alçado no Freio é o reencontro com Senhor do mundos, um discípulo daquele que veio há mais de dois mil anos, e luta até hoje para nos ensinar o amor e o respeito ao próximo. Assim, é o Senhor dos Mundos que Caminha como Marcello, levando o coração no violão, o amor na alma, a todos e a todas nós que precisamos aprender da vida, do peregrino de Nazaré. Por isso, ele nos deixou tantos "Marcellos" que hão de guiar o "Caminho"
Gracias amigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário