terça-feira, 12 de outubro de 2010

Versos missioneiros que ganham corações - Renato Schorr





Renato Schorr é impressionante. Seus versos são encantadores revelam a alma de cada pessoa que tem o privilegio de ler, acima de tudo sentir. São melodiosos, assim como as águas do Rio Uruguai. Renato consegue colocar em cada palavra um sentimento de vida, de amor, de felicidade e de compreensão que o mundo não é só o que vemos através dos olhos físicos. Recentemente Renato lançou, na feira do livro em Santo Ângelo, duas maravilhosas obras.
Eis a oportunidade ímpar que tivemos!
 
Blog -  Como é ser escritor e poeta em Santo Angelo ? Capital Missioneira?
Renato -  Creio não ser muito diferente de outras partes do planeta, todavia, há um cenário histórico diferente, estamos situados no berço do Rio Grande considerando a civilização européia, contudo, minha posição quanto a esta situação é diversa de muitos, por entender que os nativos que aqui viviam eram seres humanos feito nós, embora esse não fosse o pensamente da Congregação Inaciana, logo, possuíam cultura própria, modos de vida, respeito à natureza, em fim, uma diversidade gigantesca comparada com a nossa herança cultural.

É importante frisar que a aura existente na região missioneira é muito propícia à produção poética, porque em cada árvore, em cada pedra, em cada sanga e assim vai, há uma mensagem profunda sobre essa “saga” e, em particular, tenho conseguido “captar as mensagens” que emanam dos fortins missioneiros.

De outra banda, Ana Claudia, sou um rebelde que não aceita a cognominação de Capital Missioneira para Santo Ângelo, embora seja quase voz solitária, tenho que o único dos Sete Povos que recebeu a cognominação de metrópole foi São Miguel Arcanjo. Até porque Santo Ângelo foi o último dos Sete e, não experimentou o progresso de São Miguel e São Batista, nessa, havia um gráfica e fornalhas (indústria). Porém, concordo que Santo Ângelo seja a atual Capital de Região Missioneira, assim, totalmente diferente daquela época.
           
 
Blog - De onde nasce a inspiração para as obras?
Renato - Sempre fui um fascinado pela história, leio muito sobre a história do pampa como um todo, o livro tem sido meu parceiro, ao ponto de ficar irritado se esqueço de levar uma leitura para um local qualquer, faz-me mal não poder correr os olhos sobre linhas traçadas. Hoje quando os olhos pairam sobre qualquer ponto qualquer eles são capazes de fazer leituras, ver as belezas existentes numa rude pedra, num tronco decepado, num “louco” perambulando pelas ruas da cidade. O convívio com pensadores, com músicos, o saber ser grande apreciando os trabalhos de outrem ao invés de criticá-los significa mente aberta, é um colírio para a alma! E essa é fundamental no poeta. Mas também é preciso dizer que todo poeta é um rebelde! E a indignação faz verter sentimentos de toda natureza.

Há tantos encantos pelos rincões do nosso pago, há tantas prendas buscando afagos, há um poncho de azul imantado cobrindo a querência, há aves planando sobre as campinas, potros xucros disparando pelos varzedos, gente buena praticando a fraternidade, montanhas sorrindo para amantes, paixões tostando corações, almas embebidas de poesia saudando a primavera!  O mais importante é: produzir sempre, parar jamais e ouvir bastante, aceitar ponderações. A gente cresce!!

Blog - Poderias descrever as obras lançadas?
Renato -  No limiar de 2008, lançávamos Segredos de um rio, esse trabalho retrata aspectos da história missioneira e nesse ínterim, muita rebeldia! Bem assim, quanto a destruição do meio ambiente. Traz também algum romantismo, atividades campeiras, nostalgia.  No que tange aos trabalhos ora disponibilizados ao leitor, em: Almas dos Vates, traz muitos poemas do cotidiano, muito romantismo, meio ambiente, reflexão poética, flora fauna, intempéries climáticas.


Para De Pingo Alçado no Freio é um momento ímpar. Um reencontro com o que há de melhor em nossa terra. Homem poeta, Renato, é o verso mais puro dos missioneiros, é a terra, o coração, a vida, o amor, a expressão mais perfeita de alguém que faz o incrédulo passar a crer que há muito mais além de simples letras em seus versos.

Gracias!

Postaremos algumas dessas maravilhas, em breve! Também palavras que expressam o quanto, este sim, é um ser encantado.  

Um comentário:

  1. Pô Ana Cláudia, fazes um belo trabalho com a página! na condição de novo visitante quero me tornar eterno leitor! Li várias postagens percebi a força daquilo que estás fazendo! parabéns.

    ResponderExcluir