sábado, 2 de outubro de 2010

O Ponteiro Lisandro Amaral



A tropeada em torno da verdadeira essência do gaúcho é realmente incomparável. Nos revela, seja na beleza da Lua ou na grandeza do Sol, os mais raros diamantes. De Pingo Alçado no Freio foi à fronteira beber na água pura da sanga, versos e chamar,  para junto conosco,  pontear a tropa, Lisandro Amaral. O poeta, compositor e cantor, que a partir de agora é colunista deste blog. 
Relembramos os versos do admirável Eron Vaz Mattos "Emalei poncho, peguei cavalo de tiro, mais a mala de garupa, toquei a vida por diante para soltar na estrada..." No pampa de Bagé encontramos o brilho, a serenidade, a firmeza e a sensibilidade deste diamante, que nos empresta sua essência.
A obra do ponteiro Lisandro Amaral é marcada pela grande valorização das origens e das lides do homem do campo. O que veremos, em breve neste espaço, em uma longa charla.

Lisandro, a tropeada é nossa. Eis o primeiro chasque do ponteiro!


Por Lisandro Amaral... 

                  Este texto me foi solicitado por Henrique Gonzales, Veterinário e integrante da equipe CalaBassa - cabanha administrada com grande qualidade pelo renomado ginete e criador Marcelo Resende Móglia.  Vista a venda do Grande cavalo Honesto Simpatia, durante a Expofeira de Bagé, em Outubro. Aceitei o convite, com um detalhe arriscado, porém, de grande importância, para mim. Falar no lugar de um cavalo com uma grande história, imaginar seus pensamentos, algo delicado e ao mesmo tempo desafiador.
                 Aceitei...e estas foram as palavras que todos poderão perceber, sem cunho comercial, apenas uma possível "psicografia viva" entre Homem e Animal. Assim as considero. Deixo claro. Amo os cavalos e sempre os amarei, de maneira que nunca os compararei a pessoas. Quero meus cavalos ao meu lado e de minha família, acima da música que recebi por dom. 



Foto: Alexandre Teixeira


Honesto o cavalo que também pensa em silêncio

                          Na eternidade dos que descenderão de mim, há de ficar o que penso agora... momento em que parto aos rumos que o destino sopra, o irracional, que pensa em silêncio.
Sou negro, como a noite que tem estrelas, como também tenho...   As  manchas brancas que herdei no couro e no olhar,    hão de estar na honestidade dos meus sucessores.
                         Errei tanto, por ser honesto nos movimentos, e na franqueza das atitudes de atender aos comandos de um comandante...   tropecei... de cabeça erguida!
Tive a dor do vencido e com dor venci...  na principal luta dos racionais comandantes, por várias vezes estive ausente do lugar mais alto, reservado aos campeões,   mas me sinto altivo, gigantesco templo...  couro e pelo negro...  alma branca e honesta, pedestal eterno pra servir aos homens.

                         Sou testemunho de superação, das necessidades dos cavaleiros, da ambição sadia dos meus criadores... que eles e seus filhos sejam dignos de montarem meus descendentes.

                         Não derrame a lágrima do adeus amigo Marcelo, quero o mesmo suor de quando me ensinastes, e te ensinei a ser homem De A Cavalo.

                         Quero a lágrima da emoção, pingando no couro dos meus filhos e misturando a mais honesta genética. Quando:  pelo, suor, sangue e lágrimas formarem o caráter dos novos pingos e eternizarem a honestidade no olhar dos descendentes comandantes da minha e da nossa RAÇA.

                      Serão honestos os cavalos e homens que pensarem – em silêncio – suas eternas atitudes... manuscritas, no pergaminho da vida,  a honestidade DA RAÇA CRIOULA.

Em 28 de agosto de 2010

2 comentários:

  1. Aparecida Martinssábado, 02 outubro, 2010

    Lindo texto!Conseguiste com rara sensibilidade,falar de um animal também raro!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Janaína Schorr - Ex-primeira prenda do RS
    "Ana!!!!! Fui ler o blog novo "De pingo alçado no freio", coisa linda mulher... adorei as postagens, me encantei pela história da carioca com alma gaúcha (coisa linda!!!! Que orgulho de ser gaúcha!!!!) e me emocionei com o texto do Lisandro, coisa fenomenal.... mais um site para entrar para a lista dos favoritos.... muita luz em mais esta jornada... eu sigo aqui, na torcida! Um grande beijo e um abraço do tamanho do Rio Grande!!!! Muita luz e muita paz!!!!!"

    Jana, um grande abraço e muito obrigada! Obrigada pelas vibrações. Poder contar com tua torcida é um "Regalo de Deus".

    ResponderExcluir