sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Troveiro das Estrelas - Adriano Lima

De Pingo Alçaco no Freio, exatamente como o nome diz esteve campereando no litoral norte do Rio Grande do Sul. Lá reencontramos um amigo, daqueles que o coração se enche de orgulho, diante da grandeza de uma alma. Adriano Lima cevou o mate conosco, há mais de vinte anos, então a tropeada é rica em estórias e encantamento. Encontramos por lá a "Adriano Lima artigos gaúchos". O amigo logo diz: "entrem! Passem prá diante! Eis nosso bolicho, aqui é a pulperia de alma e beleza."



Adriano Lima é cantor e compositor. Canta o que realmente é, dono de uma voz melodiosa, forte e marcante. Compositor muito além deste mundo, compreende o ser humano e suas variáveis. Enfim, De Pingo alçado no Freio tem orgulho de tropear ao lado deste ser. Este sabe muito bem que estar assim nos arreios é estar pronto para todo e qualquer desafio.


Blog - Falaste que a loja é uma realização de um sonho? Como se deu a construção deste sonho?
Adriano - Tenho para mim que Deus nos envia para cá com um propósito bem definido! Um dos meus é ser gaúcho! Desde piá, inconscientemente me preparei para algo assim. Aprendi ao longo desta vida de tudo um pouco:  dançar (onde fui campeão de danças gaúchas e chula)tocarcantar e declamar. Da lida campeira conheço bastante. Posso dizer que sou bom assador, adoro a culinária gaúcha. Me dediquei bastante ao estudo de nossa história e de nossa arte. Hoje posso passar um pouco do conhecimento adquirido as pessoas com quem compartilho bons momentos, quer seja na loja ou em outros lugares. Aliado a tudo isso veio a outra parte, que foi a condição financeira e material, para a reazlição deste sonho, isto é fruto de meu trabalho, de uma vida inteira.

Blog - No teu mais recente trabalho (CD) são várias as músicas que nos remetem ao pago e ao mesmo tempo ao amor pela terra onde nascemos, como se dá o processo de compor?
Adriano -  Penso que minha canção e o meu modo de cantar, que estão expressos em meu "CD Troveiro de Almas" são um reflexo puro de mim mesmo! Como uma figueira refletida sobre um açude em uma noite pampa veraneia, quando a lua cheia vêm beijar as águas!
É um canto verdadeiro que inspira-se no amor e no respeito profundo pela terra, pelos antepassados e pela poesia!


Blog - Sabemos que todo trabalho que envolve arte há técnica e inspiração. De onde surge a inspiração para os teus belíssimos trabalhos?
Adriano - Varia muito a forma de compor e o "motivo", ou o momento de inspiração! As vezes passo um mês sem escrever nada e num momento qualquer posso escrever, como aconteceu recentemente, em São Francisco de Paula. Foram seis poesias e letras, em uma mesma noite. Os temas são coisas e sentimentos que a vida põe diante da retina e foi gravado n'alma. No CD a um trabalho intitulado  "No céu da fronteira", que retrata algo que sempre fez parte de mim!!!

Blog- Quais os planos para o futuro, em relação a música?
Adrinano - Devo começar, em breve, a gravar meu novo CD. Já tenho praticamente todo o repertório pronto. Será um CD totalmente autoral (todas as letras de minha autoria), as músicas são minhas e parceria com grandes colegas músicos, tais como: João VicentePedro Guerra, Chico Saga e Mário Tressoldi.

Adriano dá um até breve desta maneira: cantar e cantar sempre pelos galpões e palcos que Deus me bendizer conhecer...






Ele também convida para o mate da hospitalidade na Avenida emancipação, 748, no centro de Tramandaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário