terça-feira, 2 de novembro de 2010

Prá quem imagina que leiloeiro não tem coração - Eis a bela resposta Helcio Nadal




Que felicidade descobrir a sensibilidade de um homem acostumado a lidar com o racional, mas que coloca em tudo o que faz o coração, o sentimento, pela vida, pela profissão e pela familia. Nosso mate de hoje com Helcio Nadal, que está no ramo de leilões rurais há aproximadamente vinte três anos. Ele é jovem no Estado do Paraná, pois foi credenciado como leiloeiro,  por lá, há 3 anos. "A emoção que sentimos a cada leilão, no caso especifíco dos Cavalos Crioulos, cada animal que adentra a pista para tem uma história própria dentro das provas ou mesmo dentro das suas estâncias, eles têm alma", enfatiza.


 Campos Gerais do Paraná revela a grandeza de um homem simples e sábio, de família ligada ao campo, ele sabe bem os segredos das lidas e o respeito a natureza. "Temos animais para o serviço de campo e para os rodeios aqui da região que é um gosto pessoal".

Helcio nos explica que a razão deve estar presente sempre na profissão, por que é também um negócio para os compradores e vendedores. Contudo, ele se emociona ao dizer: "O que sobressai é mesmo o coração porque além da paixão pelos animais que vendemos, temos que ser apaixonados por tudo que fazemos, profissionalmente ou não".



 Para ele uma boa mãe é responsável pelos melhores resultados de uma cabanha, exatamente como já disseram por aqui os jovens Adriano e Guilherme Malmann. "Todos tem características diferentes, no caso específico dos cavalos, muitas vezes uma égua a venda pode não ser especial para corrermos uma prova mas pode ser uma excepcional mãe como já aconteceu muitas vezes na nossa Raça Crioula, a principal de um produto a venda é que ela transfira aos seus descendentes características melhoradoras dentro de sua raça", explica.



 O dia a dia deste apaixonado pelos cavalos é digno de um verdadeiro representante da bela terra das araucárias. O amor é sua característica principal, por que ele não deixa de cevar o mate, sem falar na bela flor de seu jardim, Betina, hoje com meses, a filha querida que também preenche o seu dia. "Meu dia é muito simples, além de leiloeiro tenho uma corretora de negócios rurais a "Vitrine Campera Negócios Rurais" onde passo o dia todo correndo de um campo a outro, comprando e vendendo cavalos e gado bovino para corte atras de uma cuia de mate. Fora isso tudo tem o meu amor Betinha", comenta.


Para muitos o valor da vida está no ganho financeiro, mas para o nosso convidado para o mate de hoje e sempre, o valor da vida está em gestos, como ele mesmo descreve. "Um dia estava na Expointer 2009 e recebemos na sala do Marcelo Silva, no escritório da Trajano, o Dr. Vidal, conceituadíssimo e pioneiríssimo Leiloeiro Rural do Rio Grande do Sul e me deu com uma dedicatória um livro de sua autoria "Milésimo Remate, 1 milhão de amigos, " e, eu como novo profissional me senti muito honrado pela lembrança de um ícone dos leilões rurais do Brasil" revela.



Claro que De Pingo Alçado no Freio dá apenas um até breve, por que lembranças e marcas na alma são eternas e assim é o mate oferecido por mãos de trabalho, amor, amizade e respeito. "Somos formadores de opinião, o que dizemos lá de cima de um púlpito, representa o nome de uma cabanha, de um treinador ou mesmo a direção de uma criação pois, muitas pessoas compram seus animais baseados nos dados e comentários,  que com muita responsabilidade passamos com um martelo na mão", conclui.






Gracias, pelo exemplo e que o martelo da verdade te acompanhe e que Deus seja teu guia e a justiça tua bandeira. Sempre estaremos de cavalo pela rédea, para tudo o que precisares.

4 comentários:

  1. Ao grande amigo Helcio, que cara bueno!!!
    Compartilha todas as suas vitórias com os jovens crioulitas e principalmente eu Rosana.
    Eleva o nome dos jovens e assim conseguimos firmar uma grande parceria de amigos e de amantes do nosso cavalo criuolo.
    Torço muito pelas as suas conquistas e sempre que precisares estaremos aqui lhe esperando pra um mate e uma bela prosa.
    abraços amigo
    Rosana Colléct
    presidente dos Jovens Crioulistas do Paraná

    ResponderExcluir
  2. Helcio,
    parabéns pelas conquistas
    e pelo profissionalismo.
    A entrevista ficou bem bacana.
    Um abraço,
    Jacqueline*

    ResponderExcluir
  3. Parabens, Helcio.

    Colhemos o que plantamos. Continua assim.

    Preciso do nº de teu celular.

    Abraço.

    Toninho Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir