quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Raça Crioula é Gilberto Loureiro de Souza

 
 
 Gilberto Loureiro de Souza esteve na noite de quatro de novembro, na Sede do Núcleo Santanense, onde fez palestra técnica -  "Cria e seleção para a raça crioula". De acordo com Mauro Simões Pires, integrante da diretoria do Núcleo a "casa" estava repleta. "Gilberto foi perfeito, como sempre, esclareceu e incentivou todos a buscar a qualidade", afirmou. Aproveitamos a oportunidade para uma charla com Gilberto.
 A Raça Crioula é o próprio Gilberto, é longa a lista de serviços prestados, não só como técnico, mas também como criador. Médico Veterinário, ele é um dos grandes entusiastas das mudanças implantadas no processo seletivo do Cavalo Crioulo nas últimas décadas. Gilberto é um apaixonado pelo Cavalo Crioulo, exatamente por isso, está, sempre, na busca de novos estudos e orientações, a fim de aprimorar a raça.
 Dono de sensibilidade incomparável, ele é extremamente sábio ao ensinar e responder com tranquilidade, toda e qualquer pergunta. Ao conversarmos com Gilberto percebemos que o verdadeiro amante da Raça Crioula é simples, autêntico, tem docilidade firme e firmeza dócil. Um verdadeiro presente ter Gilberto em nosso meio e sentirmos como é emocionante vivenciar o dia a dia do Cavalo Crioulo. "O Cavalo e o homem são peças indivisíveis e o campo é o cenário ideal", Gilberto. 
Nestes 29 anos de Freio de Ouro, provas seguidas de 8 momentos funcionais geraram um cavalo único e completo, segundo Gilberto. "Hoje os  jurados, imediatamente que ponderam um cavalo morfológicamente, lhe é facultado o direito de medir o seu desempenho funcional, fazendo emergir deste cenário o cavalo realmente capacitado funcionalmente e com correção morfológica", defende. 
É impressionante o quanto este guerreiro da Raça Crioula desafia o tempo e o próprio cavalo, por consequência o ginete. "O Cavalo Crioulo bom deve ter capacidade de se submeter a improvisação, principalmente a gerada pelo trabalho com gado, pois demonstra inteligência e versatilidade além do senso vaqueiro, fora que a é biodinâmica que contribui com o cavalo no processo da movimentação".
 
Lindo é o processo de aprendizagem, quando encontramos no caminho homens centauros, não só nos conhecimentos, mas acima de tudo no exemplo de determinação e coragem para expressar opiniões, muito bem fundamentadas. Perguntamos ao Gilberto o que significa um Cavalo limpo na frente, ele rapidamente fala. " O Cavalo limpo de frente é aquele que tem correção morfológica no pescoço; ou seja, correta distribuição muscular e estrutura óssea bem posicionada, possibilitando um pescoço com convexidade no bordo superior e retilíneo no bordo inferior, chegando para apoiar-se sobre o peito, permitindo facilidade e leveza dos movimentos".
Um dos movimentos encantadores realizados pelo Cavalo é " o giro nas patas". Para o mestre "O giro nas patas é um movimento simbolo, da adequação morfológica do Cavalo Crioulo a exigência funcional, pois exige arrancar lateralmente em velocidade estando parado, colocar o posterior como pivô de sustentação, fazer a frente flutuar e manter-se equilibrado, são exigências severas em frações de tempo e as imperfeições morfológicas são impeditivos para a realização deste movimento" A valorização do Ginete e do Cavalo, sendo únicos, é visível na fala de Gilberto, pois para ele não existe bom cavalo com mau ginete, assim como não existe bom ginete com mau cavalo. " São peças que se complementam"
Para os que imaginam que uma excelente cabanha necessita, em primeiro lugar de um grande garanhão, Gilberto é enfático. " É corretíssima esta expressão, a Cabanha que tem uma boa mãe tem bons produtos, não conheço cavalos ganhadores filhos de éguas de linhas medíocres".
Ao dar até breve Gilberto Loureiro de Souza faz um alerta, não só aos jovens que pretendem iniciar uma caminhada no Cavalo Crioulo, mas a todos que por ora aqui estão. " O mais importante de tudo, antes de iniciar qualquer atividade, aqui no caso a criação de Cavalos Crioulos, é definir os objetivos que se pretende alcançar, e que meios temos para executa-los adequadamente, o demais são consequências das nossas atitudes".
Nosso amigo dos arreios ainda lembra a expressão que costuma usar: o soldado ganha divisa em baixo da fumaça. “Para mim esta expressão significa conquista, pois tudo que a gente ganha sem esforço, pode se perder com facilidade, mas o que se ganha com esforço, dificilmente deixará de ser nosso”.
Gracias a vida por termos homens assim em nossos caminhos, capazes de compartilhar conhecimento, fazendo o que é fundamental, "girar" a informação, sem vaidade, sem orgulho e com valentia. Gracias ao mundo por nos legar um anjo feito gente que cuida, zela, estuda e eterniza em cada palavra e movimento a Raça Crioula.
 

Um comentário:

  1. Cada 5 minutos de conversa informal com o alemão Gilberto, é uma aula, um ensinamento sem fim, agradeço a oportunidade de poder escutar, e admirar esse nosso grande professor da raça Crioula.

    ResponderExcluir