quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A canção em Luz Vertente - Por Lisandro Amaral











Não posso encerrar a semana sem falar em outro grande aprendizado. Vertente da Canção, realizado pelo nosso querido Liberato Salzano Vieira da Cunha, Sat'Ana do Livramento, no ano em que completa 60 anos. Lembro-me dos colegas que por lá passaram e das eternas lutadoras que se fizeram mestres na arte ensinar, não só lições de matemática, história, mas acima de tudo lições de vida. Há naqueles lindos pagos da fronteira jovens que se preocupam com o futuro da terra onde nasceram, e por isso, iniciaram este projeto, fruto de uma disciplina, organização para o trabalho (explico desta maneira simples). A frente a guerreira Angela Ventimiglia e seu amados alunos.

Há quem pense que a Vertente é apenas um festival de canções, mas se engana, por que o projeto é realizado o ano inteiro, com atividades culturais, esportivas e de organização de trabalhos em grupos. Vários colegas que de lá sairam utilizaram o projeto para teses de mestrados doutorados.

Quando lá estive, em meados de outubro, foi emocionante, rever minha escola e perceber o quanto alunos, como Rodrigo - que conheci cantor, ainda criança, um jovem da Bahia que adotou Livramento como terra do coração e a encantadora Renata Alende, vibram com cada conquista, pois tudo na vida se faz em torno de luta, vitórias para uns e para os menos desavisados perdas, que na verdade são experimentos em busca do bem maior, o auto-conhecimento.

O Projeto De Pingo Alçado no Freio teve o prazer e a honra de ser um dos amadrinhadores destes alunos, ofertamos o que há em nossa alma, versos, através de nosso Ponteiro Lisandro Amaral. Desejamos e agradecemos pela oportunidade de vivenciar esta experiência. Jovens continuem e contem conosco como amadrinhadores na jornada da vida.


A Canção em luz Vertente


Feito um clarim que anuncia
renovação da trincheira
e um pelotão traz bandeira
num mastro de estrela guia.
Há um vento bom que arrepia
por ser o vento mais nobre...
Fronteiriça luz que encobre
Os campos do ensinamento
"Santa ´Ana" em Livravento
Do futuro em berço pobre.


Que Liberato Salzano
siga altivo, entre seus feitos,
empurrando a voz de eleitos
A escrever - 60 anos -
sendo semente, o pampeano,
traz - na alma - a luz cativa
reescrevendo a história viva
de quem canta o próprio chão
e há mais valor quando a mão
descreve a Raça nativa!

Fica esta benção escrita
aos afilhados do andejo;
fica na face este beijo
- de ponteiro em luz bendita -
a canção é mais bonita
quando a compõe a inocência
e mais valor na paciência
de se entender que a Canção
é apenas o coração
falando a voz da querência.

Ficam palavras nas mãos,
Ficam registros de um tempo,
e um clarim, em voz de vento
Batizando o pelotão.
Quem assina a comunhão
Da história em voz crescente...
Somos bem mais que a semente
Na água do ensinamento
Sant´Ana é  o Livravento
Da Canção em luz Vertente.


* versos enviados para os nossos amadrinhados, para serem transmitidos no momento da sessão solene de abertura do Festival. Obrigada por todas as manifestações de carinho, o que nos conforta é que levamos um pouco de força, coragem, amizade e laços de amor a estes alunos. Gracias!

Lisandro Amaral e Ana Claudia Luz Feltrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário