segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Combatemos o bom combate - Avelino A. Vieira Nt










A passagem tem inicio, neste mundo,  por volta de 1924, mais precisamente na Revolução
daquele ano. Aguerrido, combativo e persistente, era o Tenente Joaquim da Távora. Joaquim provém do hebraico “Iehoyachim" - o elevado de Deus, enquanto que Távora designa rio.

“O elevado de Deus” deu nome a um município do estado do Paraná, estas paragens eram habitadas por nações indígenas. Oriundas da Fazenda Jaboticabal de Barra Grande, o povoado florescia, pessoas eram trazidas pela linha do trem. O que mais chamava à atenção era a excelente qualidade de suas terras.

Capella trouxe a benção ao norte do Paraná.
Os andejos já pertenciam aquele lugar, repleto de ondulações. Tomaz Edison A. Vieira e Cláudio Vieira, ouviam uma voz que vinha de longe, eram poetas que com seus versos, falavam neles, eram cantores que exaltavam sua beleza e função – Cavalo. No momento os amigos e irmãos trabalhavam num imenso campo, criando búfalos em larga escala.
 Entretanto, a demanda por cavalos já era grande. A dupla precisava de animais de uma raça que realmente conseguissem suportar  temperaturas médias, elevadas, superiores a 30º C. No serviço havia cavalos mestiços (árabe-quarto de milha).
No verão de 1968 os irmãos Vieira foram tocados por algo que os fez vislumbrar um novo horizonte, ao realizarem viagem ao Rio Grande do Sul, visitaram a Princesa do Sul, Pelotas e por conseqüência a sede da  ABCCC. Compraram 20 éguas do Afixo Marco Caído. Da Princesa do Sul foram beber na fonte pura da fronteira, Uruguaiana, aonde firmaram o que aqui chamaremos...”um tento forte e bem trançado, que jamais arrebentou, não importando o chasque”, com Roberto Tellechea, de quem compraram uns “Padrillos”. “Como visionários meu tio e meu pai, na seqüência, já com o Afixo BT, iniciaram o  processo de absorção na eguada mestiça para trabalho, e paralelamente foi desenvolvido o embrião Crioulo, a partir de compras realizadas, dando origem ao material hoje usado”.
Nosso convidado para o mate de hoje. Avelino A. Vieira Nt, com a emoção de menino ao lembrar as histórias, que segundo ele, permanecem no baú guardadas junto ao peito, tenta, mas revela no fundo dos olhos que não consegue em apenas duas frases resumir o que é o Cavalo.  “A utilização do Cavalo Crioulo fez com que uma nova realidade funcional e operacional acontecesse, exteriorizada, pela funcionalidade, longevidade, resistência e rusticidade”
.
Já na década de 80 os irmãos Francisco e Avelino deram um forte impulso na criação. Definiram objetivos e metas. “Seleção efetiva do Cavalo Crioulo, com intuito de participar em todos os eventos, tanto na morfologia, quanto na funcionalidade. Para que esta meta fosse alcançada, foram incorporados todos os sangues capazes de promover a transformação e adequação, as exigências impostas pela seleção integral. Fomos, então, com a Fazenda Capella para a fronteira com o Uruguay”. No ano de 2000 os irmãos surpreenderam a todos, realizaram o maior Remate de Crioulos, acontecido no Brasil, até aquela data. “Surge a VIRAGRO AGROPECUÁRIA. O plantel que hoje trabalhamos, teve sua origem desta oferta, a partir deste momento, concentramos qualidade, e os resultados surgiram naturalmente”
 Avelino já com o olhar longe, faz uma pausa. “Quero ressaltar que no momento da grande venda, foi preservado o bi-campeão nacional de RODEO CHILENO, SANTA TERESA PAPAYERO, que veio a morrer em 19/01/2003, aos vinte e cinco anos”. Aqui já são lágrimas de emoção e um pouco de saudade, de um animal que quem sabe seja um pouco humano também.


 Vejam só o que Avelino, ainda nos conta. “ O Cavalo pra mim não tem uma forma, eles são um estado de espírito, com eles vi muitas coisas, viajei e viajo muito com eles, conheci muita gente e fiz grandes amizades e através dos ambiente do Cavalo Crioulo encontrei os filhos dos amigos do meu pai, amizades pra uma vida toda e em diversos países, o Cavalo é algo mágico, é o meio condutor de reforçar a unidade familiar em torno deles, dos planos pra novas gerações, novas e diferentes provas funcionais, idas a diferentes cidades e países, o Cavalo é mágico e eu só posso é respeitá-los cada vez mais”.

 




Após a vinda para o Rio Grande do Sul, Capella/Viragro, credenciaram mais de sessenta animais, tiveram 25 finalistas do Freio de Ouro. “Ganhamos um Bocal de Ouro, um Freio de Bronze, dois Freios de Prata, 45 Grandes Campeonatos em eventos oficiais da ABCCC, 15 exportações para a Argentina, 25 exportações para o Uruguay  e também Chile e 3 Grandes Campeonatos de Macho e Melhor Exemplar da Raça na Expo-FICCC – POA-Bra/1989, com Destaque da Tradição.  Prado/2003, Uruguay com CRT GUAPO e Buenos Aires -Argentina 2007 com Viragro RIO TINTO. "Hoje trabalhamos com dezoito éguas na reprodução, dez são finalistas do Freio de Ouro, três são semifinalistas e as restantes produziram os realizadores destas atuações destacadas. Neste momento, estamos usando estes reprodutores que reputo de linhas genéticas proeminentes, e que estão produzindo de acordo com nossas expectativas”.
                           
Avelino representa muito bem o que diz o provérbio: “nos mates estão às verdades”. Quando perguntamos se a vida é como pechar boi, ou seja, pechar desafios, é... eis a resposta que para muitos seria comum, mas para este homem é tão pura e simplesmente o que está refletido em sua imagem, não a imagem que muitos querem ver, mas que de fato é, autêntica.  “Gostaria imensamente que assim fosse, mas ainda não é infelizmente vivo longe do campo e o dia a dia sempre muito corrido e estressante com muitas viagens a trabalho na semana por isso quando me possibilita viajo pra Dom Pedrito, numa alegria que quase não cabe dentro de mim, pois desligo do trabalho diário na cidade e tenho o campo com tudo de bom, especial e valoroso que este ambiente me proporciona, ai sim...Cavalo, cavalo e cavalo e um pouco de Gado Angus também que é bem bom”.

A convivência com Alemão Gilberto, administrador da Cabanha,  é perfeita. Mas, rapidamente ele pára o charla. “Te digo é um privilégio poder conviver com o Alemão, me faltariam palavras para poder descrever Gilberto, tanto mim, minha esposa e meus filhos. Sabe  é uma honra e te digo que quando estou lá, perto deste amigo e irmão, gostaria que o dia tivesse muito mais horas pra conseguir absorver o que brota naturalmente do Alemão, caráter, honradez, bom senso, visão das coisas, valores como um todo. Esta sensibilidade o Alemão dedica de forma natural e com extrema transparência em tudo que faz e com VERDADE nas atitudes, quer sejam no Campo, quer seja na vida em família. Procuro absorver tudo, como uma esponja...risos Eles são a minha família que amo e aprendo a amar, mais e mais - Alemão Gilberto, KK, Cako, Dudu e a Marta - . A força de Avelino vem dos irmãos descritos acima e esposa e dos filhos. De acordo com ele, palanques firmes para que ele continue, sempre na luta diária e na busca eterna de ser merecedor de tanta felicidade.


Ao longe numa mescla entre fronteira gaúcha e Paraná, se  ouve uma milonga bem marcada a anunciar o que estava por vir. Não são palavras,soltas ao vento, ou de quem apenas diz ser amigo e não demonstra, mas de quem sabe o valor de cada letra, cada gesto e cada ser humano. Estamos Jovens Crioulistas do Paraná, através de nosso projeto De Pingo Alçado no Freio imensamente agradecidos por tudo o que fazes por nós.



Encilhem os melhores fletes por que nós estamos realmente De Pingo Alçado no Freio e te chamamos para o bom combate da vida, Avelino A. Vieira.


Rosana Colléct
Pres. Jovens Crioulistas do Paraná

2 comentários:

  1. Muito boa a matéria. nos conta um pouco a historia do Crioulo, mas conta muito a historia de uma região e de uma familia admirável.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos pelas palavras e apoio de sempre. Como, bem disse Rosana, estamos De Pingo Alçado no Freio, para o que precisares.

    ResponderExcluir