terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Falando em cultura.. Odila Paese Savaris

               




Tendo a oportunidade de conhecer vários países europeus e a Republica Dominicana, na America Central, pude observar que em todos os lugares a preservação da cultura local é realizada de forma natural entre as pessoas e é expressa  no modo de agir, no vestir, pela culinária, pelas manifestações artísticas, tais como a dança, a música e o artesanato.
                Mesmo as cidades que abrigam um grande número de estrangeiros, matem a tradição local, traduzida pelos hábitos, usos e costumes, o que é facilmente perceptível pelos visitantes.
                Se pararmos para fazer uma avaliação  de como a cultura brasileira é tratada, percebemos que a influência de culturas exteriores somadas às modernidades e às invencionices, alteram a cultura local de algumas cidades e estados brasileiros.
                No Estado do Rio grande do Sul, a cultura local se matem e é possível afirmar  que muito dessa preservação se deve aos tradicionalistas gaúchos que defendem a da cultura gaúcha, tão rica e tão diversificada, resultado da  miscigenação de raças.
                No entanto, mesmo no Rio Grande do Sul, são perceptíveis os avanços tecnológicos e a presença de aspectos da modernidade, influenciando diretamente os indivíduos  provocando mudanças  nos  hábitos e  no comportamento das pessoas. Como dizia Barbosa Lessa, são as alternativas interferindo no núcleo cultural.
                E exatamente nessa mudança que o tradicionalista, preservador da cultura gaucha, entra em ação. Não para impedir as inovações que acompanham a  modernidade, mas para impedir que os avanços tecnológicos deturpem a essência daquilo que é tradicional. É possível preservar a cultura local expressa pelos usos, costumes, música, literatura, linguajar, dança, etc., assim como os valores, a ética e a moral, mesmo que utilizemos e nos apropriemos de tudo o que a modernidade nos coloca à disposição, basta que se tenha claro o que representa o patrimônio tradicional ou, o núcleo cultural, transmitido de geração para geração. a preservação da identidade regional depende fundamentalmente dessa compreensão.
               

 Odila Paese Savaris

Nenhum comentário:

Postar um comentário