domingo, 5 de dezembro de 2010

O Homem e o tempo - Lauro Martins

Lages é mágica!
Quantos homens que partiam de Sorocaba rumo aos campos do Rio Grande, levando e trazendo sonhos em seus peçuelos, sentiram o ar puro da serra e por muitas vezes vislumbravam coxilhas na linda "Princesa da Serra". Era Lages com sua identidade própria. Espíritos que desejaram fincar pé naquela linda serra, onde os seus costumes vivem em total hamonia com o ambiente rural. 
Nada é por acaso, tudo tem uma razão de ser em  nossas vidas, “A Princesa da Serra” não recebeu essa denominação por acaso, são tantas belezas naturais, tantos emplastos que tropeiros retiravam desta natureza bendita para curar feridas não só do corpo físico, mas acima de tudo da alma. Por que a saudade era grande da casa, do fogo de chão e do mate alcançado por mãos de amoresA cidade têm características únicas que revelam seus encantos, em cada estação do ano, primavera em flores, verão com sol ardente e inverno aonde ocorrem geadas e até neve, cobrindo de branco seus campos e pinheirais.
Por lá nasceu um menino, com características desta maravillha, abençoada pelos tropeiros - Lauro Martins. Logo cedo aprende com o pai Adolfo Luiz Nunes Martins, que já tropeia sonhos em outras paragens, quem sabe a olhar por todos os lageanos, por que eles têm um jeito típico de ser - Francos e ao mesmo tempo Dignos. 



Voa Gaivota voa...e tráz para junto do planalto lageano a Santa Mônica!
Assim em 1995 o tropeiro dos sonhos Adolfo, que hoje empresta seu nome a Associação de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Catarina, faz o pássaro voar e o primeiro animal nascido em Santa Catarina, disputa a final do Freio de OuroCresce o menino e com ele surge a companheira, Cladis, uma parceria que revela a grandeza do tempo, do homem e do cavalo. Ainda no mesmo ano, Lauro foi para a São Rafael. "O Crioulo para mim e para minha esposa representa todas as conquistas profissionais que tívemos. A Cladis como veterinária fez a primeira transferência de embrião da Raça Crioula que se chama Temporal do Purunã. Conseguimos juntos com nossa equipe de trabalho conquistas importantes na Raça, como Freio de Ouro, Bocal de Ouro, Grande Campeonato da Expointer, Copa dos Criadores, Ranking Funcional e Ranking Morfológico". 
Contudo, o casal não conseguiu apenas isso, conquistou muito mais o respeito, a admiração e sobre tudo aprendeu ao longo do tempo que simplicidade vinda de Lages, guardada nas malas de garupa, dos tantos que por lá passaram, devem ser guardadas no coração e refletidas nas atitudes. Para muitos  administrar pessoas é simplesmente mandar. Porém, para Lauro é aprender com as pessoas, suas características e aproveitar as potencialidades de cada um, a fim de desenvolver uma equipe unida e forte. "Lembro dos ensinamentos do Dr. Edmundo e hoje do Mariano,  que está  à frente de todos os negócios, da São Rafael, viver em equipe é viver com a razão, mas levar em conta o coração".
Lauro Martins é um dos homens mais requisitados no Brasil, como jurado de provas, relacionadas ao Cavalo Crioulo. Como todo Lageano ele é rápido ao responder. "Quando atuo como jurado procuro acertar, tento interpretar da melhor maneira possível os movimentos para transformá-los em nota. Não deixo que fatos como amizade ou simpatia interfiram na decisão, não seria justo".
Aos jovens que como ele um dia também tiveram a coragem de começar, enfrentando desafios, ele dá um recado. " Durante muito tempo a participação dos jovens passou desapercebida. Ambos  não tinham interesse, mas isso faz tempoEstes tropeiros do futuro serão, sem dúvida, a continuação do nosso trabalho".
Fotos: JGMartini
No início do século XVIII, o povoamento dos “Campos de Lajens” decorreu da necessidade de abrir caminhos para atingir as Campinas do Rio Grande do Sul, ricas em gado, o que despertava nos paulistas e mineiros a ambição de estabelecer intenso comércio com os estancieiros gaúchos. Os documentos primitivos mencionam a paragem chamada “Lajens”, um pouso de tropeiros. Um cadinho deste pouso foi para o Km 142 da BR-277, distrito de São Luiz do Purunã, Estado do Paraná, município de Balsa Nova. "Viver no Paraná para min é ótimo. Estou no melhor lugar que eu poderia estar que é a São Rafael e perto da minha casa que é Lages de onde nunca quero me afastar"
É fundamental refletirmos sobre as palavras que nos mostram Lauro Martins, pois viver no mundo do Cavalo parece ser algo sem essência. Entretanto, quando encontramos um dos descendentes do seu Adolfo, sentimos que não é bem assim, há homens que pensam muito além do valor financeiro e aprendem a dar valor ao que vem da alma.
Lauro Martins o "Homem e o Tempo" dá até breve em nossa roda de mate, junto ao fogo de chão e uma sapecada de pinhão, mais ou menos assim. "O preparo de qualquer animal tem para nós como príncipio respeitar os limites e a integridade física de cada indivíduo, nunca cobrando dele algo que não foi ensinado ou que ele não tenha capacidade de fazer. Respeitando seus limites você trabalha e ele te dá ótimos resultados, assim também é o ser humano, amor gera amor, aprendizado gera experiência, vida gera felicidade".

11 comentários:

  1. Achei a matéria do Lageano sensacional,parabens.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela bonita matéria!

    ResponderExcluir
  3. Bela entrevista e realmente sensacional... principalmente a menção aos jovens "que somos o seguimento de td q se é plantado agora".
    Obrigado Lauro pela entrevista ao nosso Blog. E valeu e mto por lhe secretariar e ter aprendido mto.
    grande abraço
    Rosana Colléct
    Jovens Crioulistas do Paraná

    ResponderExcluir
  4. Grande Lauro! Obrigado por tudo! É como meu pai dizia:"O cavalo é mais que um meio de vida, é um MODO de vida..!" Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Mariano, tu certamente és como o Lauro um verdadeiro homem que honra o que faz e realmente é o que diz! Gracias a ti também!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Tio Laurinho, que você continue sempre sendo motivo de orgulho para o Vozinho.
    um Beijo, Murilo e Thiago Martins.

    ResponderExcluir
  7. Esse é o amigo Lauro, sempre fiel a sua origem e aos seus pensamentos. Uma personalidade impar da nossa querida terra e que nos enche de orgulho!
    Suerte hermano.

    James Michaltchuk

    ResponderExcluir
  8. Esse é realmente um grande homem de sabedoria e sensatez

    ResponderExcluir
  9. Me orgulho muito de chamar de pai um homem tão digno de admiração! Obrigada pela grande homenagem!
    Maria Eduarda.

    ResponderExcluir
  10. Em abril de 1999, Lauro Martins junto com Edmundo Lemanski me deram a oportunidade de trabalhar com eles na Gazeta do Povo como motorista dos fotógrafos e passam-se 4 anos, Lauro, Mariano Lemanski e Claudio Freire me dão uma chance de publicar uma foto de minha autoria em um anúncio do Anuário da Raça Crioula. Se não fosse a ajuda desse irmão que tenho com certeza não seria o JGMartini fotógrafo hoje, que Deus te abençoe Lauro, Cladis e Du, vces fazem parte da história da minha vida!
    Não tenho muitas palavras para agradecer, só posso te resumir que adoramos vocês!
    Beijo grande do Zé, Keila e da Li!

    ResponderExcluir
  11. Eis ai um gde homem,sabio,de grande coração, integro

    ResponderExcluir