terça-feira, 25 de janeiro de 2011

É do Alegrete o amadrinhador João Fontoura






De Pingo Alçado no Freio recebe com muito carinho João Fontoura, Cabo João, para nos amadrinhar nesta jornada de revelar a alma do povo gaúcho espalhado pelos diversos rincões deste mundo. João é dono de uma franqueza e melodia impressionantes. É um autêntico fronteiriço trazendo no coração o cheiro de campo e na alma as águas que embalam sua terra.

João estará conosco nesta camperiada, grande reencontro, com o amigo, poeta, compositor e cantor. Homem que há muito connhecemos, nos enche de orgulho por que a partir de agora tropeia rumo a essência e as verdades da vida. Eis João Fontoura o mais novo amadrinhador.


Cabo João nasceu em abril de 1968, filho de Santa Eunice Fontoura e João de Oliveira Brandolt. Criado no interior do Alegrete, na propriedade de seus avós maternos, no Passo da Picada. Aos 12 anos já era peão de estância, na localidade do Rincão da Palma, estância do Guabejú. Por lá adquiriu o apelido de Cabo João, dado pelo capataz da estância, Alceu Fagundes. O apelido ganhou popularidade quando, aos 13 anos, começou a ginetear nos rodeios pelo interior do Alegrete. 

Contudo, Cabo João, por ser bem fronteiriço é de alma inquieta, logo virou narrador de rodeio. Em 1989 foi convidado para apresentar um programa radiofônico na Cultura FM, também do Alegrete. O ginete inicia uma nova trajetória. Declamador e dançarino, reconhecido com vários títulos de primeiro lugar em danças.


Na serra do Rio Grande, Farroupilha, se consagrou como apresentador de rádio. Vários foram os programas apresentados. O nosso amadrinador João Fontoura agora lança o CD Bem de Campo, um dos espetáculos acontecerá no próximo dia 04, na sua terra natal, o Alegrete. Trabalho que a gravadora já indicou para o prêmio açorianos.


Bem vindo és tu amigo, declamador, compositor e acima de tudo, homem de alma e coração leal e aguerrido. Certamente vens enriquecer o nosso De Pingo Alçado no Freio. 

Um comentário:

  1. João somos imensamente felizes por estares conosco. Felizes por que sabemos de tua alma. O trabalho De Pingo Alçado no Freio é, certamente, teu também. Te agradecemos o comentário durante teu programa na Rádio Sentinela Fm, nesta tarde, direto do Alegrete. Sabíamos que tua chegada,como um dos autores seria uma vitória, o que se confirma através de teu exemplo e dignidade. Gracias!

    ResponderExcluir