domingo, 23 de janeiro de 2011

A magia de Lages também é de Cássia Abreu





“Nasci na coxilha rica... o vento embalando a gente... com neve minha alma é leve, só não mexam com as gralhas, que esse bicho e meu parente!” (trecho de "canta Catarina", música de Elton Saldanha, fomos campeões na Sapecada da Canção, em  Lages)”

Já dissemos por aqui que Lages é realmente mágica, mostra a cada instante que entre aquelas coxilhas há algo especial que nos encanta e nos faz acreditar que a vida é tão simples e bela, seja pelo toque de um violão, pela voz forte do cantador, pelo andar marcante do pingo, todos embalados por esta gaiteira de alma e coração.

Sua jornada no acordeon começa aos cinco anos, são vários anos em defesa terra, o sentimento do verdadeiro lageano desbravador.

“A música representa a forma com que me expresso para os meus e para meu público, como eu sinto as coisas ao meu redor, como eu vivo e as vezes , como poderia ser...”
Cássia é alguém que representa muito bem a franqueza dos lageanos, doce, opiniões marcante, e o mais importante nos faz reletir sobre nossas atitudes diante do mundo.

“Só canto o que me faz bem, não canto bandalheiras, porque  entendo a música como um canal por onde Deus nos da a oportunidade de sermos melhores.. por isso e uma responsabilidade gigante!”

Hoje ela reside, juntamente com o esposo em Porto Belo. Mas, conta que adorou morar em Joinville, uma jornada rápida por conta do trabalho do esposo. “Uma chance de ficarmos mais pertinho da família, Porto Belo, e meu trabalho de shows com minha banda, é a maior parte de Floripa, eu posso fazer de qualquer lugar... ainda bem!”

A conversa com essa gaiteira dos quatro costados é um aprendizado. “A gaita é extensão de meu corpo, injustiçada, por que nunca farão jus a ela, mas sou suspeita em falar”

Vejam as afirmações de alguém que vive música, que ama o que faz e que vem o planalto lageano, trazendo a força dos ventos e beleza da neve. “Penso que de modinha o mundo está cheio. Porém, sem ela não se pode contar a historia de uma cultura, queria que fosse mais difundida, porque quando metem ela numa modinha de classe A , como dizem , ela se posta muito classuda! coisa que nenhum instrumento consegue alcançar, ela é muito chique, muito popular. Merecia muito mais, estou ai para ajudar a colocá-la onde ela merece, no coração verdadeiro que quem sente o que faz e diz.”

Eclética essa moça de coração livre e aberto para receber novos aprendizados. “Já tive minha bandinha de rock na juventude, toquei bailes com meu pai até meus quinze anos. Contudo, minhas raízes, o que bate no meu peito é a musica nativista... sou catarina, mas em meu peito bate um CORAÇÃO PELEADOR NATIVISTA”

Quando muitos só pensam no comércio, na venda de produtos, no sucesso rápido, na maioria das vezes sem essência e na perda dos verdadeiros amigos. Cássia faz um alerta. “O músico se valoriza, por não se deixar comprar, não deve se deixar vender. Fundamental na vida é ter princípios e defende-los sempre, custe a sua carreira ou não, desta maneira um povo não se torna ignorante, fútil, e não é subjugado a merce de danças ou letras sem melodia, sem harmonia, ou ate sugestões de conduta duvidosa que levam a derrocada”

Certamente teremos uma longa roda de mate para continuarmos este assunto que muito nos empolga e anima, nesta luta. Essência é tudo! “ precisamos de muitas rodas de  mate”.







A mãe, a mulher de fibra, a gaiteira do coração Cássia nos deixa um chasque profundo: “Digo, amigos do De Pingo Alçado No Freio, que cantor ou  instrumentista, se faz pelo sentimento que carrega. Depois que perdi um bebê, tive uma nova gravidez e desta vez foi de risco. Agora com meu bebê bem forte, estou voltando aos poucos, posso sentir isso na pele, onde toco, meu público faz questão de me passar força, carinho, DE ARREPIAR MESMO, PURO SENTIMENTO!”



Cássia, nos aqui do De pingo Alçado no Freio encilhamos os melhores fletes para que possas, junto conosco passar por este aprendizado, força sabemos que tens, mas juntos somos mais aguerridos, então estas em nossos corações e estamos de cavalo pela rédea para tudo o que precisares, desejando que os melhores acordes embalem tua vida e que as mais raras melodias te façam ainda mais iluminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário