quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eduardo Rocha e o grande cenário - Pulpería de Chacharramendi






Como um portal para o passado, a 98 km da Capital provincial Santa Rosa, encontramos a Pulpería de Chacharramendi. Encravada na Pampa argentina, visitá-la é voltar ao passado em um lugar de encontro de tropeiros, índios, pajadores e "gauchos" pampeanos. Foi reconstruída ao seu estado original mantendo os bares cercados para segurança dos atendentes, o porão secreto para fugas rápidas e os furos estratégicos colocados paredes para que servissem de facilitadores nas horas de trocar tiros com índios e bandoleiros.






O Bolicho de Feito, seu antigo proprietário chamava-se Jose Feito, ou Viejo Almacén, mantém viva a cultura dos bolichos de campanha, ali era o centro social do povoado. Personagens típicos se encontravam para conversar, saber das notícias e realizar suas compras. De tudo era vendido na pulperia, utensílios para casa, mantimentos, remédios, munições, combustível para lamparinas, lã e couros. Ali, também, funcionava o Correio e o juizado de paz da região.





Além disso, a pulperia também foi cenário de esportes e jogos, próprios da época. Duelos crioulos, rinhas de galos, bailes, canções e pajadas reuniam o povo em torno do local. A bebida típica era a canha brasileira e o vinho espanhol.






Este palco de história foi o cenário fotográfico para o próximo CD do cantor e compositor nativista Elton Saldanha.






Pulpería de Chacharramendi
La Pampa, RN 143, Km 54




Nenhum comentário:

Postar um comentário