quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Abram cancha! Este é da São Francisco





A conversa poderia ser num destes invernos de 1930, como muito bem escreveu Renato Dalto. Contudo, a charla se deu num destes verões de sol alto. Sob os olhares de Belisário Sarmento, lá do infinito. Manuel Luis ceva o mate com aroma de fronteira.
De Pingo Alçado no Freio teve o prazer e a alegria de charlar com Manuel Luis Sarmento, aprovado recentemente no vestibular de uma das maiores Universidades do país, a Univerdidade Federal de Santa Maria.  Além de integrar a comissão de jovens crioulistas da ABCCC cursará Administração de Empresas.  “Meu desejo era Administração Rural, mas o curso não existe mais. Então, resolvi fazer Administração de Empresas. Estarei preparado para o futuro. Sempre com o pensamento na administração do campo, patrimônio da família, a fim, de torná-lo o  mais rentável possível”.





Manuel toda vez que faz referência a Estância São Franciso, lembra da irmã, a médica veterinária Luisa. Ele deixa claro seu amor incondicional e seu orgulho pela pessoa e pela profissional que a jovem é. “Luisa é amiga, companheira e cúmplice”.

Como integrante da Comissão Jovem da ABCCC ele revela as inúmeras atividades que possui. “Estou na comissão desde 2008. Hoje com o auxilio da tecnologia nossa organização se tornou bem mais acessível. Nossas reuniões, discussões e planejamentos são realizados através da internet ( e-mail, redes sociais, mensagens e telefone). O fundamental é que estamos sempre conversando sobre melhorias no regulamento, nas provas e eventos da gurizada”.
O jovem empreendedor comenta que uma das principais tarefas é conseguir patrocinadores para encontros, premiações para as provas Jovens, palestras, organizar eventos e cuidar para que tudo seja da melhor maneira possível. “Passamos o ano todo envolvidos com a comissão jovem, o que fica fácil quando se tem um grupo forte, unido e comprometido, como o que hoje temos, destaco a Patrícia e o Álvaro”.

Havia na São Francisco um lindo caderninho de apontamentos, onde Belisário eternizou  anotações e observações, enfim, um legado que ele deixou e até hoje é seguido por todos os que possuem o privilegio de viver naquela casa rodeada de campos e horizontes largos. Assim é o jovem que nos oferece o mate da hospitalidade e ao mesmo tempo da simplicidade. Foram muitas as perguntas que fizemos, mas ele escolheu as que pudesse falar em toda a família, reafirmando o que já foi aprendido com Belisário: “família é o suporte, ande onde andar ela sempre está lá para pontear e as vezes para ir na culatra, defender da intempéries”.

Quando nossa charla se vai rumo as invernadas ele se emociona. “Nasci no meio dos cavalos e dos animais na Estância São Francisco, lá na minha Bagé. Desde pequeno acompanhava meu pai na lida do campo, quando entrei no colégio ia todos os finais de semana para fora, ficar na cidade sábado e domingo era castigo. Nunca foi algo forçado, nunca tive outro estilo de vida e acredito que se não tivesse relação com o campo não sei o que seria de mim, não me vejo fazendo outra coisa. Meu Bisavô foi sócio-fundador da ABCCC, acho este fato lindo, tenho muito orgulho de ser a 4ª geração junto com minha irmã Luisa dando continuidade ao que ele começou em 1930”.
Manuel Luis acompanha o trabalho com o gado e com as ovelhas bem de perto. Quando fala na manada, os olhos brilham, por que tem o pai como guia e orientador, na época de remate na preparação dos animais, escolha dos cavalos que irão para a cabanha ou para um centro de treinamento para competir em exposições. “Na época que estou treinando para alguma prova,  como a Aspirante,  trabalho o cavalo da prova, começo de manhã e me vou tarde a fora , todos os dias. Quando não estou na estância, estou em contato com o Cavalo Crioulo nos assuntos da comissão”.



Agora, mesmo em Santa Maria, onde começará o curso universitário, o jovem que cevou o mate de hoje fala animado do ano de 2011, para a comissão de jovens crioulistas. Segundo ele, ainda há muito por fazer e muitos jovens precisam chegar para que, cada dia mais, a raça seja fortalecida e entendida: um elo entre a natureza e a família.  “O ano será muito bom. A comissão esta organizada como nunca, fez algumas alterações no regulamento das provas jovens para diminuir a insatisfação da gurizada em relação à prova de campo e colocamos uma pechada na prova de mangueira na categoria Aspirante, entre outras mudanças. Iniciamos as classificatórias do Concurso Jurado Jovem divididas em 7 cidades e uma final com as melhores notas em esteio (idéia que importamos da comissão de jovens crioulistas do Uruguai, pois sempre acompanhava nas exposições do Prado, e agora também realizamos no Brasil, mas em proporções maiores). Este ano na quinta feira após os Campeonatos Morfológicos, teremos toda tarde para os jovens, com o Encontro Jovem que realizamos todos os anos no Freio e no Bocal, a final do concurso Jurado Jovem, e a noite uma confraternização da gurizada na ABCCC, sem falar na retomada das provas jovens no Paraná”.






Jovens se achegam não só em torno do Cavalo Crioulo, mas em torno de outros valores que devem nortear as nossas vidas. Valores estes, que às vezes, ao nos imaginarmos crescidos, vamos deixando de lado. Esquecemos os versos: “uma andorinha sozinha não voa longe, nem faz verão”.
 Manuel Luis é a prova de que o que verdadeiramente se aprende marca a alma. Ele é o exemplo que chegou em 1930 e permanece até hoje. Para que tenham uma idéia ao darmos até breve. Ele de maneira simples diz: “não sei se responderei tão bem como outros poderiam fazer”. Para alguns poderia ser demagogia. Contudo, demagogia é falar de uma maneira e agir de outra. Manuel Luis vive o campo, portanto tem a verdadeira sensibilidade dele; Manuel Luis vive esta filosofia do Cavalo Crioulo, por isso, sabe da ciência de se respeitar o próximo.
Fica o convite para um mate. Este é dos Buenos, visitem: http://www.saofranciscobage.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário