sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Iniciantes: 5 dicas para comprar um violão

Buenas pessoal, 

A maior dúvida que surge quando a gente pensa em começar a aprender violão é “que instrumento comprar?”. Qual a marca, modelo, preço, são questionamentos que incomodam um pouco e nos deixam bastante confusos. Pois bem. Deixo aqui minha sugestão sobre como proceder quando vocês forem comprar o seu primeiro violão. 

Então vai aí:
  1. A primeira coisa que você deve observar é quanto dinheiro você pode investir no seu novo instrumento. Obviamente que existem violões de vários preços. Se você pode comprar um instrumento profissional (e portanto bem mais caro) melhor. Mas, sugiro que você inicialmente procure um com custo de aquisição baixo, pois você não tem ainda a certeza se vai realmente se adaptar ao estudo do instrumento. (lembrando sempre que existem violões com preços a partir de R$ 99,00 !).
  2. Não se preocupe com sonoridade, pois o que interessa nesse momento é conforto, ou seja, você precisa de um instrumento que lhe proporcione facilidade ao tocar, pois você ainda não tem o condicionamento físico necessário nas mãos.
  3.  Não vá pela marca, pois as marcas mais "famosas" produzem instrumentos mais caros.  Pense sempre que o seu primeiro violão não é o único instrumento que você irá comprar ao longo de sua carreira de estudante/músico e prepare-se para ir adquirindo outros instrumentos mais caros ao longo da sua evolução, a qual irá lhe "pedir" para tomar essa providência.
  4. Procure adquirir um instrumento que já venha com captador (quase todos os violões, independentemente do custo, já vêm com esse recurso), pois, mais cedo ou mais tarde você vai precisar ligá-lo em uma caixa de som para mostrar suas habilidades as seus amigos e parentes.
  5. Não compre violões com cordas de aço. Para iniciantes, é extremamente desconfortável, além de não ser a configuração de violão mais apropriada para se tocar a música gaúcha.
Quanto à observação de detalhes específicos na hora da compra como afinação, tensão etc. abordarei noutra oportunidade.

um abraço,
até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário