sábado, 19 de fevereiro de 2011

Hoje é o dia da Fazenda da Praia

 
 
 
Nossa equipe entrevistou Igor Ribas, Fazenda da Praia, que hoje realiza evento importante em Ponta Grossa. A Fazenda da Praia está na região dos Campos Gerais, no município de Tibagi, Paraná
 
Blog -  O que representa para ti e tua família o Cavalo Crioulo?
Igor - Para mim o Cavalo Crioulo é meu negócio, eu trabalho e vivo da produção e venda dos animais. O gosto pelo Crioulo já veio no meu DNA, o nosso criatório completará em fevereiro de 2011, 42 anos, sem interrupções, somos um mais antigos no Paraná.
 
 
 
 
 
No início da década de 60 meu avô Dr. Olavo Almeida Ribas, foi um dos responsáveis pela vinda dos primeiros exemplares da Raça Crioula para o estado. Na época ele trabalhava no Ministério da Agricultura, em uma das suas viagens ao Rio Grande do Sul, aproveitando a sua presença na Fazenda 5 cruzes da EMBRAPA onde havia um criatório de Cavalos Crioulos, conseguiu a transferência de um lote de éguas e a aquisição de 2 garanhões para as propriedades da EMBRAPA no Paraná.
As éguas e um dos cavalos foram destinados para Fazenda Modelo, atualmente IAPAR, em Ponta Grossa - PR, e o outro cavalo foi locado no Posto de Monta e Fomento em Palmas - PR. Essas éguas foram colocadas na reprodução e, deram cria, e o primeiro animal puro sangue da Raça Crioula nascido no Paraná foi em 05/10/1965, uma potranca.
Conhecedor das qualidades e virtudes da Raça Crioula, Dr. Olavo tratou de dar início ao seu criatório particular, na Fazenda da Praia, no município de Tibagi - PR, onde até hoje é situada a cabanha. Então em Fevereiro de 1969 pisou o primeiro Cavalo Crioulo na Fazenda da Praia, era um cavalo de pelagem gateada rosilha chamado Chopp Chico. Tenho certeza que essa história não para por ai.
 
Blog - Que tipos de auxílio o Cavalo Crioulo tráz para a família, no que tange, a união e integração?
Igor - Todo ambiente que envolve o Cavalo Crioulo, desde a criação até as exposições, é cercada de uma magia, que somente quem gosta e vive isso, sabe o quão saudável é.
 
 
 
 
 
 
Blog - Como é o dia a dia na Fazenda da Praia?
Igor - Na Praia, como tenho o costume de dizer, o dia a dia é compensador. A lida diária com os animais é algo indescritível. Desde cedo na hora de tratar os animais da cabanha, como durante o dia nas atividades de doma e manejo geral dos animais a campo.
Um dos sons que mais gosto de ouvir é no final do dia quando, depois de toda lida feita e o mate passando de mão em mão, os cavalos estão nas cocheiras comendo alfafa e feno. O barulho gerado pela mastigação deles é como se fosse um sinal de mais um dia de serviço que chega ao fim, onde tudo ocorreu dentro do programado. É o som do dever cumprido, que podemos ir descansar com tranquilidade.
 
Igor encerra nossa charla lembrando que tudo que envolve o campo é apaixonante. Ele está com o coração saltitante por causa do remate que acontece hoje à noite, em Ponta Grossa. Vibra quando fala. "Desde a escolha no acasalamento, a espera da gestação e o crescimento do animal, aliás essa fase da criação me ensinou a desenvolver muito minha paciência.
Temos que evitar artificialismos na criação dos animais, artificialismos esses que possam influenciar nessa rusticidade.
 
 
Dê uma passadita por lá       www.crioulodapraia.com
Fazenda da Praia – Cavalo Crioulo
 
 
Além de acreditarmos que  a criação de Cavalos Crioulos é fundamental percebermos o quanto devemos crescer como seres humanos no respeito, no compromisso com o aperfeiçoamento e acima de tudo com convivio fraterno - sincero entre os seres que habitam este parte do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário