quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tecnologia: ao seu dispor por Odila Paese Savaris







Em rodas de conversas de pessoas mais experientes é comum nos depararmos com as comparações dos tempos passados, recordações do tempo de criança.
De acordo com os depoimentos, tudo era mais difícil pela ausência, pela acessibilidade ou pelo desconhecimento.
Sabiam que poderia existir alguma coisa que facilitasse a execução de determinada tarefa. Locomoção, por exemplo, tudo era distante e a movimentação era através de caminhadas, a não ser no interior que o cavalo era meio de transporte habitual. Mas, nem todos dispunham de cavalos!
A cada dia que se passava mais idéias, mais lançamentos de produtos e o consumo, foi crescendo...
A tecnologia a cada dia mais inovadora e, mais e mais produtos foram suprindo as necessidades, e o mercado, ofertando conforto associado com a beleza dos produtos oferecidos ao consumo.
O Movimento tradicionalista surge numa época de mudanças e de transformação de conceitos sociais. Numa época de valorização aos importados e à cultura estrangeira, como os jeans, a coca cola, a auto-estrada free way, etc.
E os nossos jovens pioneiros, iniciaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho nesta época, com o intuito de vivenciar e preservar a cultura local, especialmente a maneira de viver nas estâncias.
Começaram aos poucos e, a eles foram se agregando adeptos e simpatizantes da idéia, pessoas que entenderam que mesmo com as inovações e modernidades que vinham surgindo, nossa cultura devia e deve ser preservada.
2011, a tecnologia e modernidade inovadora estão presentes em todas as nossas ações, no nosso fazer diário.
Nos acostumamos com o conforto e a modernidade com elas, e afirmamos, nestas mesmas rodas de conversas, que não conseguimos mais viver sem elas, e certamente com a concordância dos que participam desta roda.
Aí que então surge o simples...
Fundamental é a preservação das nossas tradições, da nossa cultura, com a interferência da tecnologia moderna, mas que seja ela como auxiliadora e facilitadora para as nossas ações dentro Movimento Tradicionalista Gaúcho .
Nós, os gaúchos reconhecidos pela hospitalidade, lealdade aos usos e costumes e pela valorização da moral e da ética.
E, estes valores os mantemos e, devemos erguer bem alta a nossa bandeira tradicionalista, mesmo que para isso necessitamos nos apropriar da tecnologia que está a nossa disposição.


*Odila Paese Savaris - vice-presidente de cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho

Nenhum comentário:

Postar um comentário