segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pelo ponteiro Lisandro Amaral...A vida é um pingo em tropeço...






Considero a vida - um bom cavalo - que, costumeiramente chamamos pingo, aqui neste resto de mundo, ou refúgio verde, onde a água custa a cair do céu. Talvez para ser realmente tão valorizada, quando entropilhamos pingos de chuva, no poder infinito das mãos.
Estive ausente deste espaço, provavelmente por ter planchado o pingo no pasto seco de um dos meus dias de cavaleiro errante. Pingos dos olhos, pingos da alma e muitos pingos verteram do corpo em regeneração.
Reconstruir a pisada é como reescrever a vida com pingos de uma tinta de melhor qualidade, o papel das primeiras páginas, esteve borrado, mas finalmente mudamos a folha e encontramos a chave que estava perdida, e agora, abre a janela para a luz entrar inundando o pergaminho vital, com pingos de bênção e claridade.
Quando a amiga Ana Feltrin comentou comigo o nome deste espaço, imediatamente me veio a imagem desgastada, de expressões gauchescas, na boca de falsos gaúchos, conhecidamente habitantes dos fins de semana num evento campeiro, ou nos comemorados vintes de muitos setembros. Tentou convencer-me, que de Pingo Alçado No Freio, chegaríamos ao entendimento dos leitores. Torci o pouco bigode indígena que tenho, e sem direito de não concordar, obviamente, não concordei e encerramos a ligação, ficando eu, o teimoso do lado de cá, com a famosa pulga picaneando a orelha do vencido. Ela do lado de lá vencedora e provavelmente sem a pulga.
Cinco meses se passaram e chegam estas palavras, feito o sopro costumeiro que anuncia-me uma nova canção...ou uns versos...

"a vida é um pingo em tropeço"
E os tacurus se esparramam
E quando os pingos derramam
No pano verde da vida,
Fica a consciência estendida
Na poeira, o tombo medido...
Lamenta o arrependido
Pingaço – rédea no chão –
Entrega e pede perdão
Ao seu guerreiro ferido!

A vida é sorte em rodada,
Pasto seco e umidade...
Pontear o som da saudade
É como estar na trincheira...
Furo de bala em bandeira,
Boi que refuga o rodeio
Tenho saudades do arreio
Por isso assim determino
Reescrever meu destino
De pingo Alçado no freio.



Lisandro Amaral -
07 de fevereiro de 2010.


Irmão, verdadeiro, irmão do coração, 
Não poderia deixar de escrever diante da grandeza de tua alma, sempre sincera. Sabes que NOSSA andança é longa e exatamente por isso és o ponteiro, seguro e firme.
Gracias!

3 comentários:

  1. Ricas letras...de uma rica pessoa!
    E conhecendo a pessoa, fica tudo mais claro, é claro!
    Abraço do amigo e "ermão" do Paraná.
    Ewerson Breda - Curitiba - PR

    ResponderExcluir
  2. Sempre é bom quando conseguimos evoluir mente e espírito. A vida vai nos mostrando o que tem de melhor para o nosso aprendizado. Muito axè pra quem merece.

    ResponderExcluir