domingo, 6 de fevereiro de 2011

Planejar é vencer







Odila Paese Savaris, vice-presidente de cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho, nossa querida colunista, hoje nos conta como anda suas atividades por este Rio Grande a fora, confiram:


Blog - O que é ser vice-presidente de cultura do MTG? Que atividades são desenvolvidas?

Odila - Durante o Congresso Tradicionalista Gaúcho é eleito o Conselho Diretor do MTG e dentre seus membros são escolhidos o Presidente e os Vice-Presidentes de Administração, de Finanças, de Eventos e de Cultura. O Vice-Presidência de Cultura tem suas atribuições ligadas ao tradicionalismo gaúcho. Algumas tarefas são internas (nas relações com as Regiões Tradicionalistas e com os CTGs) e outras são desenvolvidas em parceria com segmentos culturais e educacionais da sociedade.
O objetivo, sempre é o de divulgar a cultura gaúcha. A manutenção e a propagação da nossa cultura são praticadas através dos eventos promovidos pelo MTG, como por exemplo, a Ciranda Cultural de Prendas e o Entrevero Cultual de Peões, as atividades desenvolvidas durante os Festejos Farroupilhas e também através dos Departamentos, Pesquisa e Difusão Cultural e Acervo Bibliográfico.


Blog - De que maneira a tuas funções podem influenciar  na participação dos jovens, no Movimento Tradicionalista Gaúcho?

Odila - O Movimento Tradicionalista iniciou com jovens que fizeram a diferença. O intuito inicial era preservar a cultura vivenciada pelas pessoas que viviam no interior. O destaque era para as lides campeiras. Ao poucos foram agregando os familiares, formando um Movimento, que cresceu com a criação de inúmeros Centros de Tradições por todo Brasil e até mesmo no exterior. Desde o início a maior iniciativa e o maior entusiasmo se verificavam entre os jovens.
Hoje os jovens têm um enorme espaço para participar, quer seja na dança, no esporte, nas atividades campeiras, nas cirandas e entreveros culturais.   Ocupando espaços, aproveitando oportunidades para o exercício da liderança. Uma das tarefas da vice-presidência de Cultura é oferecer estes espaços para os jovens que desejam ser mais do que simples expectadores. Para quem deseja ser protagonista há generosos espaços no tradicionalismo gaúcho.


Blog - Quais os projetos que pretendes desenvolver ao longo deste ano?

Odila - Além dos eventos que já estão previamente estabelecidos pelo nosso calendário, pretendo com o auxilio de todos os tradicionalistas realizar parcerias com os poderes públicos dos municípios para desenvolver atividades de valorização da nossa cultura gaúcha, especialmente nas escolas, num processo continuo, durante todo o ano letivo.
Há algum tempo que um dos projetos obrigatórios para as nossas prendas e nossos peões é a atividade nas escolas. Através desse programa, as escolas estão tendo a oportunidade de receber um pouco de cultura gaúcha, que é repassada às crianças e jovens pelos guris e gurias dos CTGs.


Blog -  O que significa para ti a expressão ser uma prenda que represente o RS?

Odila - A prenda, independente de sua idade, carrega consigo uma enorme responsabilidade dentro do tradicionalismo gaúcho.         
Quando em nossas manifestações nos referimos à preservação e resgate da cultura, certamente a sociedade tradicionalista deve reconhecer que o trabalho destas meninas é incansável e nada lhes é obstáculo.
Desenvolvem projetos, driblam os fantasmas da timidez, superam as distancias, desenvolvem o dom do improviso, enfim tornam-se guerreiras e rompem barreiras.
Correm atrás do seu sonho de um dia usar uma faixa! E com que orgulho a ostentam! E nela está o nome da entidade que representam!
E... não poucas vezes passa despercebido pelas lideranças das entidades!
Ah! Mas o tempo e os fatos se encarregam de despertar os tradicionalistas e a sociedade que elas estão aí, e que o trabalho desenvolvido por estas meninas é fantástico e faz a diferença.
Faz a diferença pelas suas pesquisas, pelos seus trabalhos desenvolvidos junto da sua entidade, região, escolas, pelo trabalho social, levando cultura e alegrias para grupos de pessoas que não tem ou não tiveram o privilegio de conviver com o tradicionalismo gaúcho.
Não importa em qual querência, vamos encontrar a nossa prendinha, está  lá com toda a sua singeleza e delicadeza resgatando, divulgando e preservando nossas tradições.
Tradições que nos faz clamar orgulho e com firmeza: somos gaúchos!!
Ser prenda é ser a mais bela flor que podemos vislumbrar num jardim!



Odila está conosco toda semana. Sugestões de assuntos e dúvidas, enviem pelo e-mail depingoalcadonofreio@gmail.com 

2 comentários:

  1. Realmente, planejar e colocar em pratica é vencer, adorei a entrevista e o blog, vou enviar por Email, minha sugestao para tentar cooperar. Muito lindo, vais pros meus favoritos, abraços.

    ResponderExcluir