sexta-feira, 18 de março de 2011

Todo dia é dia de "Última Lembrança"







Tantas andanças nesta semana me fizeram conhecer uma linda, emocionante e competente jovem lá da pequenina terra do missioneiro Cenair Maicá, Tucunduva. Ela é Bethi Bussanello, coração grandioso e alma límpida.  Ainda fala "o meu nono e minha nona".
Revela seu gosto por receber cartas. Algo que hoje parece estar tão distante de nós. "Tenho todas as cartas que já recebi guardadas". Falou com os olhos repletos de lágrimas.
Os primeiros moradores de Tucunduva vieram da província de São Paulo, atual estado do Paraná, onde havia matas de pequenas árvores denominadas tucunduva, eram conhecidos como irmãos Rodrigues das terras de Tucunduva.
Em nossa charla ela lembrou de tantos valores da vida, que aprendeu lá em Tucunduva. Começou trabalhar na Cooperativa São João Batista, como auxiliar de serviços gerais. "Sabe, havia pessoas que passavam com os pés cheios de barro vermelho, pelos lugeres que tínhamos acabado de limpar, também havia aqueles que compravam farinha, cebola, batata e tínhamos que carregar, sem ajuda nenhuma, aquelas grandes sacas. Ah, mas havia os que sorriam, nos agradeciam e nos alegravam apenas com o olhar", comenta.



Bethi, hoje, realizada profissionalmente é exemplo de vitória, de amor, de coragem, de fé, de força de vontade e de simplicidade. Ela valoriza os pequeninos detalhes. Quando diz "Obrigada", é verdadeiro.

Quantas pessoas assim estão em tantos caminhos e acabemos esquecendo. Há tempo de recuperar. Uma carta tem o seu valor!






Tucunduva a terra do nosso Cenair Maicá, o cantador de outras paragens que nos guia e orienta, nos caminhos da música, da "última lembrança, "do canto dos livres", "do rio e eu"....
Enfim....."do voltei ao rancho da querência onde nasci"




Um comentário:

  1. Ana Cláudia: maravilhosa recuperação de imagem e som. Fantástico! Três ícones gauchos. Ótimo que o povo armazena essas relíquias. Somente o castelhano aind vive nestas paragens. Vale um sorriso e uma lágrima. Brilhante, principalmente para quem conheceu os três.

    ResponderExcluir