segunda-feira, 11 de abril de 2011

Costeiro partiu para outra querência

Por Renato Schorr









            Havia alguns anos tivemos a felicidade em conhecer um cidadão de valor, macanudo no “más”! Sério, comedido, eficiente e competente em seu ofício. Correto no agir, austero, digno por demais! Alguém poderia questionar: honesto? A honestidade não é uma virtude, porém, uma obrigação de todo cidadão. A desonestidade mancha! Macula!
            Pois bem, trata-se de Décio Pereira Rodrigues, conhecemo-no exercendo a gerência do Banrisul de nossa cidade, convidamo-no a partilhar das vertentes do Recanto do Sabiá, imediatamente aceitou. Décio amanhecia junto ao fogo de chão. Campeiro dos bons. Interprete excelente. Vivia a poesia e com ela ia às lágrimas nas interpretações. Amigo dos amigos. Amante das coisas do pago.
            Desconhecemos o outro lado da vida, todavia, ficamos nos indagando, se existe um prolongamento pós Planeta Terra, quantas dificuldades serão por ele enfrentadas, num “pago” onde talvez não haja os nossos trastes campeiros. Onde as lides sejam outras e onde o chimarrão não passe de mão em mão. Onde o verso xucro tenha outro linguajar, ainda, falte o borralho para recostar a cambona para mantê-la aquecida e um calor para alimentar a gaúcha vertente!
Grande Décio hás de receber do Senhor das vidas, das florestas, das águas, do ar, da terra e do fogo, o lugar destinado aos homens de bem, de conduta honrada, das gentes dignas, qual as sementes que lançastes no entremeio por onde andaste, em especial, nas barrancas do Ijuí-Mirim, no Recanto do Sabiá! Nos entreveros costeiros tua ausência será sentida, mas teus amigos manterão viva tua imagem, semeando lembranças.

3 comentários:

  1. Linda homenagem, amigo Renato. Não resta mais nada a dizer, a não ser, referir a falta que faz o amigo Décio e toda nobreza e benevolência que trazia consigo. Há de estar chuchurreando com o Patrão agora, depois de Tê-lo levado a lágrimas (que Deus também chora) com alguma poesia, que declamava de maneira toda particular e emocionante. Seu nome está palanqueádo em nossos corações.

    Marlon Simon

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tio Renato!

    A homenagem ficou à altura da imagem do querido Décio que hoje habita em nossa memória.

    Forte abraço!

    Adalberto Kruel.

    ResponderExcluir
  3. Muito linda a homenagem,emocionante. Sendo a filha caçula deste homem maravilhoso, agradeço muito!

    Abraço, Nathalie Freire Rodrigues!

    ResponderExcluir