quarta-feira, 17 de novembro de 2010

De Farroupilha à Santa Cruz - 25 anos de coração e alma












Será importante mesmo, querermos entender a razão que leva centenas de jovens  ou mesmo experientes, individualmente ou em grupo , dedicarem-se intensamente,   para que  num final de semana, encontrarem-se na cidade de Santa Cruz do Sul, e então se apresentarem nas  mais variadas formas de manifestações culturais?

               Não creio que sejam necessárias explicações, pois, certamente  encontraríamos as mais variadas: de ponto de vista dos sociólogos, dos psicólogos, dos filósofos ou de outra pessoa que procura entender e explicar o comportamento humano.
                               Mas, cá para nós, os tradicionalistas, o mais importante é que estamos  reunidos , nos encontrando, vibrando por cada um que lá está!
                               E,  os que lá estão com o propósito de participação ou competição , é nítida  a expressão de satisfação em seus semblantes por ter alcançado mais esta meta.
                               Sim, por que para chegar até Santa Cruz, algumas barreiras devem ser vencidas e,  muitos não chegam até a fase final: ENART!
                               E os que não conseguiram  chegar desta vez entre os finalistas , a promessa de que para o próximo ano, a escolha do caminho a ser percorrido  que os levará para as apresentações finais, certamente será outro.  Mas,  se o caminho for  o mesmo, o trilhar será com passos mais seguros.
               
                               Ah, mas certamente este caminho a percorrer deve contar com muita perseverança e não poucas vezes abrir mão do lazer, dos amigos que estão nas rodas fora do tradicionalismo, dos parentes, enfim, abrir mão de um leque de opções que se tem no cotidiano. Para que? Para se dedicar a causa abraçada!!
                               Para todas as decisões que se tem na vida, mesmo as mais simples e sublimes, temos opções de escolha.
             Uns  preferem o comodismo e entram para a mediocridade , ou seja, não fazem a diferença. Outros, o comodismo os incomoda e fazem a opção da busca, do estudo, da disciplina e da persistência. Buscam a qualidade e a excelência no que fazem.E aos expectadores cabe desfrutar das maravilhas que  apresentam   e traduzem a cultura gaucha.
                Parabéns a todos os protagonistas que fazem o Enart acontecer!
Compartilho do sentimento de nossa Odila. Quantos de nós, ao longo, destes 25 anos, também subimos a serra em busca de vencer a nós mesmos. Chegávamos a Farroupilha como se tudo iniciasse ou terminasse ai, naquele lindo parque que por muitas vezes viu lágrimas, sorrisos e abraços. Hoje estamos em Santa Cruz do Sul e também com o coração sedento de paz e que haja paz a começar por nós.
Aplausos  a todos aqueles que optaram pela opção de fazerem a diferença!!


Odila Paese Savaris e Ana Claudia Feltrim

Um comentário:

  1. ainda me lembro de farroupilha, era legal!
    aliás, por obrigação Farroupilha deve permancer em nossa memória. Lá tudo começou!!!
    Visionário o Prefeito que encampou o FEGART
    ao contrário do Prefeito Morais que foi na boa, conhecendo a pujança, já o anterior investiu na educação e cultura, ao passo que Santa Cruz visualizou o econômico! abraços

    ResponderExcluir