quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A "Mão Gaúcha" do coração de Raul platero y soguero

Em nossas andanças pelos pagos do nosso maravilhoso Rio Grande percebemos a beleza e nos encantamos com os trabalhos do amigo Raul. Um homem que transforma sonhos em realidades, através de artesanatos, bem feitos. E acima de tudo, eles parecem falar, nos parece que Raul já os recebeu e apenas coloca para fora o que já está guardado no inconsciente. 
É maravilhoso!!!







De Pingo Alçado no Freio teve a honra de conversar e vivenciar estes momentos mágicos com este artista do coração.

Trabalhas maravilhosamente com artesanato campeiro, desde quando...

Raul - A data certa não tenho mas começei  a me interessar pela arte da guasqueria em meados de 2000 aprendendo a primeira costura de 2 tentos com um amigo de Julio de Castilhos, depois dai começei a me interessar pela arte e começei a busca por aprendizado. Comprei livros procurei na internet e pouco a pouco fui achando informações conhecendo pessoas. E em meados de 2002 começei a busca pela prataria, a qual vi com minhas pesquisas que um complementava o outro na arte sul americana. Fiz a mesma coisa para esta parte também. Procurei livros, informações, conheci pessoas e até que por volta do ano de 2005 montei meu "atelier" e começei a confeccionar peças, primeiramente para amigos depois com o auxílio da internet, as vendas para fora.  A minha busca por aprendizado ainda continua...




 

 A inspiração para a fabricação das peças....

Raul - Da observação da natureza. Tudo é  baseado na perfeição da natureza...

Que influência tem o campo em tua arte...

Raul - Bueno, a arte e o campo são parte de mim, sou de origem italiana, mas convivi muito com amigos do campo, de certa forma tenho isso em minhas veias, uni o útil ao agradável .   Nasci aqui nesta terra abençoada, por tanto sou gaúcho e sempre gostei de lidar com arte.  "Trabalhe com o que você gosta, e assim você nunca trabalhará na vida",  esta é  a  frase que levo sempre comigo.







Cevar o mate com este homem de campo, das videiras, das pratas, das cordas é uma honra, percebemos que sua mente não para e ele respira arte e pensa a vida exatamente como aqueles que têm essência. Valoriza a flor que se abre, o sol que renasce, o cavalo e seus mistérios, o campo, a serra, o litoral e o pampa. 

Gracias amigo! Pelo que és e pelo que fazes pela nossa cultura, relembrando aqueles que atravessaram o Brasil de Sorocaba e ao chegarem em Cruz Alta eram abençoados por Deus, pois passavam por grandes desafios e venciam. 


Eis as palavras simples e de coração de nossas "Mãos Gaúchas" que tocam os corações dos andejos e dos que ainda ficam a beira do corredor. "Bueno para quem está começando, seja bem vindo, espaço tem pra todos, que bom seria se no Brasil ,  o governo desse mais atenção para a arte . A exemplo dos  nossos vizinhos  argentinos, que possuem escolas federais especializadas em qualquer arte, guasqueria, plateria, pintura.."








Um comentário:

  1. Boa noite Ana
    CHASQUE RECEBIDO DO AMIGO RAUL!!!

    Noooosssaaaa só hj pude ver seu blog sobre minha materia....me arrepiei muitissimo obrigado...

    Um grande abraço
    Raul

    GRACIAS, AMIGO E CONTE CONOSCO SEMPRE!

    ResponderExcluir