segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Pampa é de Juliana e é a Flor dos Spanevello







Abrimos o ano em nosso trabalho com uma jovem que poderia ter tantos nomes. Contudo, o título revela muito bem nosso pensamento. “O Pampa é de Juliana e é a Flor dos Spanevello”. Nossa estrela guia que  veio cantar para nós, neste inicio de 2011 tem frases e postura de digna representante das mulheres do Rio Grande. Ela tem coragem para começar e recomeçar tem fibra de guerreira do pampa e tem a persistência de uma descendente de italianos.


Pampa e Flor é o recente trabalho desta mulher que abriu nossa charla dizendo: “tenho 30 anos e me encontrei, decidi que seria cantora, esse CD marca para mim uma retomada da minha carreira, depois de muitos anos sem gravar fui lapidando idéias e tentando entender o que eu realmente gostava de cantar e cheguei à conclusão que eram coisas Campeiras e Folclóricas”.






Nas palavras de Juliana percebemos a sua gana em mostrar o Pampa, seus encantos, belezas e inclusive as Flores.  A Sapecada da Canção de 2010, em Lages, Santa Catarina, foi um marco. No alto da serra ao apresentar a música “Pampa e Flor”, Juliana sentiu que o coração chamou para uma nova jornada. “Misturar a essência do homem campeiro com a beleza e o singelo das flores, tudo isso veio a traduzir meu caminho na música, minha verdade.”


Quando tantos ainda imaginam que estão neste mundo a passeio e que não tem como missão deixar algo para as pessoas, por consequência aprender com o convívio. Juliana traz um brilho especial, não somente por ser bela, ou ter um sorriso encantador, mas acima de tudo, por conservar valores ligados a família e a sua pequenina, porém, linda Faxinal do Soturno.






Nos encanta! É um grito, um cantar de chamamento, enfim, de reflexão.
“Consegui amadurecer e cantar com propriedade tudo que vivi na infância, com meus pais e também no Centro de Tradições Gaúchas, enfim, é um repertório que revela o que sou e como sinto minha gente”.

Alguns de nós revigoramos energias no mar, no campo, entretanto, nós do De Pingo Alçado no Freio estamos revigorados, por que ouvimos o gargalhar de uma menina-mulher que é enfática. “Posso andar por onde for, mas sempre quero o colo da minha mãe e do meu pai. O carinho das pessoas que amo e que me amam, isso faz com que a música invada minha alma”.



Quando nós humanos resolvemos, na maioria das vezes fazer comentários, que o mundo está mais violento, que falta amor entre as pessoas. Surge uma flor para nos ensinar que não é verdade. “As pessoas são afetivas sim! Estamos aqui para vivenciar o amor”

A Cantora e encantadora não pensa apenas nela. “Me pergunto sempre. “Por onde andam as meninas que começam a cantar no Centro de Tradições Gaúchas ou em festivais voltados para este público e as vezes param? Lembro que quando era criança havia mais de 30 meninas que cantavam e hoje? Fundamental é incentivar esta gurizada, por que nossa raiz e nossa identidade se fazem através deles”

Isto Juliana relata bem em Pampa e Flor. Belíssimo trabalho, canções que embalam nossos sonhos e nos fazem acreditar que o mundo pode é melhor, basta que o vejamos com o coração.

“Saibam tudo o que fizermos com dedicação deve ser visto como trabalho. As pessoas devem exercitar os talentos que receberam, sejam eles os que forem não ter medo de cobranças.”

Juliana Spanevello é formada em direito, já atuou como administradora na empresa da família, por lá permaneceu aproximadamente 8 anos, entre as duas ocupações. “Tudo o que passei foi válido, aprendi muito e hoje se tornou parte de mim”.


Esta Flor do Pampa nos dá um até breve fazendo um apelo e revelando um de seus sonhos “Que as pessoas não tenham vergonha de sua procedência. Que tenham orgulho de sua família e terra”







 
Nosso abrir cancha deste 2011 não poderia ser melhor, misto de Pampa e Flor, não é um trabalho apenas para ser escutado, mas sentido em cada nota, por que ali está de maneira subliminar o verdadeiro sentido da vida. Amar.


 “Tenho orgulho depois de 10 anos retomar com tanta força e felicidade. Às mulheres e crianças digo: persistam! Temos o papel de abrir frente para tantas outras que hão de vir, por que temos força para seguir. Me encontrei com 30 anos. Feliz demais!”

2 comentários:

  1. maravilhoso texto, Ana Cláudia! valeu esperar alguns dias por ele. Aliás, Juliana faz por merecer a excelência do artigo. vibrante, cantora febril, gente fina!

    ResponderExcluir
  2. Rose disse

    Parabéns por esta materia falando da menina hoje mulher madura com garra e coragem pra um novo recomeçar , que Deus ilumine e os campeiros da espiritualidade maior estejam sempre com ela.

    Também nosso parabéns pq em 04.01 no coração do Riogrande nascia uma menininha sapeca ,mas já com gosto pelas nossas tradições Ana Claudia da Luz Feltrim ,mistura de todas as raças do nosso pampa , menina ,prenda do riogrande , hoje esta mulher ,irmã,amiga,mãe ,companheira preocupada com suas raizes ,PARABÉNS menina que Deus te proteja hj e sempre .Fazer aniversario é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.
    Bjs no coração ,Rose Mari Feltrim

    ResponderExcluir