sábado, 19 de fevereiro de 2011

Com Cezar Kruguer a realização vai muito além dos sonhos




Guarapuava terá no dia 25 um dos melhores desfiles da raça crioula e quem nos conta é Cezar Kruguer, da Cabanha Lajeado. Um homem paciente que aprendeu ao longo do tempo que a vida é repleta de experiências. Ao recebermos o mate das mãos deste amigo sentimos que estamos, realmente, adentrando nas porteiras de um mundo de regeneração. "O Cavalo Crioulo marcou minha vida de forma indelével,tanto profissionalmente como minha vida familiar. Devo ao cavalo crioulo grandes amizades construídas em função dele por todas as partes do mundo onde andei.
O mateador de hoje é enfático. "Sou um profissional do cavalo,vivo disso, me orgulho muito, faço o que gosto trabalho  e vivo de maneira feliz". 






A Cabanha Lajeado é um exemplo de sintonia perfeita, entre homem e a natureza. Os sentimentos são intensos, por que são pessoas que sabem o valor de construir e reconstruir sonhos, tornando realidade todo o esforço, toda a união e todo os princípios apreendidos no lar. Mesmo aqueles que não são ligados ao cavalo sentem que ele é um fator que agrega a família, proporcionando um convívio único etre várias gerações.

"Temos um desejo que todos tenham objetivo comum e lutem para alcançá-lo. É gratificante observar os pequenos,com 4 ou 5 anos de idade, conversando sobre cavalos com meu pai por exemplo que tem 82 anos. Seria difícil encontrar  outro assunto que não fosse o cavalo que interessasse a ambos". Lá na linda Cabanha Lajeado todos querem aprender e aprender.

Guarapuava é um dos lugares mais lindos deste mundo. Um cadinho onde Deus colocou lindas paisagens, lindos campos e pessoas iluminadas a guiarem a vida. Cezar é franco ao dizer. "Gosto muito de Guarapuava. É minha terra,  meu chão, e isso tem valor. Mas sou um homem do mundo. Penso que fronteiras e limites geográficos não são tão importantes e o bairrismo pode estreitar teus horizontes".

Perguntamos para Cezar como identificar um bom exemplar da Raça Crioula.
"Correto é o Cavalo que tem: Tipicidade, harmonia, boa linha de dorso, bons aprumos e angulares corretas. Depois disso tem que ser bonito e bom temperamento. Tenho um exemplo interessante. No final do ano passado morreu a Maricota. Ela era uma égua muito feia (cruza de crioulo com Percheron), tinha 30 anos e vivia nos piquetes. Abria porteiras, comia o que não devia, entrava na lavoura, dentre outras coisa.

A Maricota por mais de 20 anos foi o animal mais importante da cabanha para a gurizada, de todas as gerações. Ela aceitava tudo com a maior paciência, ela foi importante porque trouxe para o convívio do cavalo sobrinhos, primos e amigos que depois passaram a montar cavalos mais definidos".
Cezar nos revela que nem sempre nome, sangue dos melhores é o que mais importa, na verdade, como ele mesmo diz todo cavalo tem uma finalidade e muitas vezes um cavalo que parece sem importância faz a felicidade de alguém.





CULTURA DO CAVALO é assim que nosso mateador resume o que vive. "Ela é universal, supera as barreiras da linguagem, da etnia, de credo, da cor e da geografia. Observo que todos os povos que cultuam o cavalo tem muito em comun.Cultuam valores e princípios semelhantes. No caso do Crioulo são muito marcantes, temos o dever de transmitir esse modo de vida ,essa cultura aos nossos filhos e netos".

A humildade de um homem não se conhece apenas pelas palavras, mas pelas verdades que brotam de sua história, por isso, estamos felizes em matear com Cezar. "O Cavalo Crioulo me ensinou encarar as vitórias com humildade e a enfrentar as derrotas com nobreza e serenidade. A realização dos sonhos, tem muitos créditos, primeiro ao trabalho do meu filho Vinicius, que desde bem jovem foi meu parceiro e amigo fiel de todas as horas, depois ao trabalho dos cabanheiros que ajudaram a construir minha marca e aos amigos que generosamente me ensinaram muito".
 
   
Realizações que estão muito além dos sonhos. Nestas palavras de Cezar aproveitamos para convidar todos a estarem em Guarapuava no dia 25, matearem de perto com esta família e aprenderem um pouco mais da caminhada de gente que tem alma limpa.




2 comentários:

  1. Prezada Ana
    Agradeço muito as referências elogiosas do teu pot.
    A Cabanha Lajeado é também a tua casa.
    Um grande abraço
    Cezar Roberto Oliveira kruger

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo, nós agradecemos teu exemplo. Certamente haverá oportunidade para um mate bem cevado, junto a Lajeado.

    ResponderExcluir