sexta-feira, 11 de março de 2011

Quem te disse...os dois juntos...

Diante dos tantos aprendizados desta sexta-feira lembrei-me do velho amigo Leocádio Correia. Chegado neste mundo em 16 de fevereiro de 1848, no lindo Paraná, em Paranaguá. Aliás, linda cidade que muito ouvi, nesta semana, por um jovem empreendedor e ao mesmo tempo solidário e grato pela vida que, segundo ele, é fruto de tudo o que já viveu. Depois deste pequenino e importante parêntese.





Volto, então, a refletir com vocês sobre este amigo. Por ser um tropeiro, um artista, um mestre, um amigo, um médico que cuidou e “cuida” não só do corpo físico, desde as primeiras letras. Esteve tropeando solidariedade nos campos de Paranaguá, Guaratuba, Guaraqueçaba, Antonina. Morretes, Curitiba, Ponta Grossa e Castro.

O amigo Correia fazia toda semana, de charrete, a via Curitiba – Paranaguá, pois elegeu-se deputado da província e não queria deixar os amigos do caminho. Foi então, que o tropeiro decidiu levar mantimentos e medicamentos para atender aos companheiros em cada pouso. Subia com o peçuelo repleto e descia trazendo palavras de amor e gratidão. Foi depois deste esforço que nasceu a ferrovia, na região.


Por que, então, estava eu refletindo sobre este tropeiro. Por que hoje, sexta-feira o mundo, o Rio Grande viveram momentos de apreensão. Contudo, será que estamos preparados para ser os tropeiros de hoje, exemplificando aqui o médico tropeiro de além mundo?  Será que tudo o que está acontecendo não é como ele mesmo diz “somos os verdadeiros arquitetos de nossas obras”? Será que  não está na hora de revermos alguns pensamentos?




Concluo como os versos do tropeiro fronteiriço Lauro Simões, em Rodeio das Almas:
“Hoje...
Só me falta ele
Que ficou na estância da minha mocidade,
Junto aos pessegueiros e das laranjeiras
Que eu galgava os galhos!
Quando cevo o mate, longe das glicínias
Que sombreavam cepos...
Lá me vem o angico – que conseguiu patas
Com algum petiço de guri andar
P’ra plantar-se junto das minhas lembranças
E, me ver mateando!”





O convite do De Pingo Alçado no Freio é para matearmos junto à consciência, junto ao coração e alma. A fim de desejarmos profundamente sermos tropeiros de um mundo melhor e de seres melhores, que sabemos somos e podemos ser ainda mais.
Nossa súplica pela região sul do Rio Grande,                                    
Nossa súplica pelos irmãos japoneses,
Nossa súplica para que mudemos e amemos mais!
Afinal, Lauro declama...

”Quem te disse angico
Que nós, os dois juntos
Não somos eternos?...”

3 comentários:

  1. Recebido:
    Jovens Crioulistas Do Paraná
    OI Mana sabe q hoje tava pensando nisso oq ta acontecendo e oq nós devemos nos perguntar...
    aqui no Pr as cidades como paranagua , morretes estão debaixo de agua , no RS são Lourenço precisa de ajuda e por fim Japão qe horrivel. precisamos ...orar mais e pelas as vidas daquele que hoje sofrem as suas perdas materiais e os seus familiares.
    grande bju Rosana

    ResponderExcluir
  2. Procede minha irmã teu pensamento de hoje ,diante de tantas adversidades da vida , perguntemos .O que estou fazendo para um mundo melhor, para meu semelhante ?

    Será que por onde eu ande deixo ensinamentos do Cristo , ensinamentos de paz, comprrensão,amor,respeito e humildade?
    Será que estou cumprindo minha missão hora afirmada e pedida para aqui vir executar?

    Diante do sofrimento de gauchos, japoneses e tantos outros , pensamos só qdo acontece as tragedias, paramos e vimos o que acontece en nossa volta , natureza sofrendo diante das mãos do homen.
    Realmente que exemplo de amor de Leocadio Corrêa sirva para abrir novos horizontes da alma, coração dos sentimentos do Ser Humando , aprendizado pra si e possam entender, perdoar, ajudar o proximo que muitas vezes esta ao nosso lado e nem olhamos.Rogo A Deus, Jesus que sua infinita bondade permita que todos os Espiritos de Luz derrame bençãos, colocando mais entendimento entre toda humanidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gracias a todos os telefonemas para falar da publicação. Gracias a amada Rosana que acabamos descobrindo seu lindo bisavô trabalhava com Leocádio na fabricação de homeopatia para os doentes que não tinham como comprar remédios. Linda descoberta! Linda mana do coração Rosana tão perto e tão rica em ensinamentos.
    Gracias minha irmã, querida, Rose, é verdade, Vamos nos perguntar e agir!
    Gracias linda Janaina Schorr pelas palavras de incentivo e vamos à luta!

    ResponderExcluir