quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ciranda...Regalo de Deus




Semana de expectativa, agregada à beleza, encanto e delicadeza.
Vence-se mais uma etapa, a 41ª ciranda de prendas. Mas como o nome mesmo anuncia a ciranda continua. Assim como na vida, não encerramos, apenas cumprimos uma etapa.
Para as prendas que estão participando nos dias 25 e 26 na cidade de Passo Fundo,  afirmamos convictos que é uma grande oportunidade estarem ali, estão fazendo a diferença e ajudando a construir a história do tradicionalismo gaucho.
            O aprendizado adquirido, para poder chegar até esta etapa, não é mensurável, mas, acompanhando as suas caminhadas, é perceptível o crescimento, tanto intelectual quanto pessoal.
            Esta etapa está se encerrando, passarão os dias e não haverá como apagar os seus feitos, suas construções e suas aquisições de experiência. Elas carregarão nas suas bagagens todo o conhecimento adquirido e saberão tirar proveito  em varias situações que a vida pode apresentar.
             Para aquelas nove que receberão o título de prenda estadual, a partir desta data, além do cargo, assumirão vários encargos e tarefas que deverão cumprir no decorrer de um ano, dentre elas, talvez o mais importante, é o de representar a mulher gaúcha para o restante da sociedade, divulgando e propagando a nossa cultura onde quer que se encontrem.
            As prendas que encerram o seu tempo de prendas estaduais passam a ser os sustentáculos para as demais. Através das experiências vivenciadas deverão ser as incentivadoras para que as cirandas sejam cada vez mais fortalecidas.
Independente de categoria ou região que representam, cabe aos gaúchos dos quatro cantos, voltarem os olhos para elas, reverenciá-las com todo o carinho de que são merecedoras.
A estas meninas, aplaudimos de pé!
Maio de 2011
Odila Paese Savaris
Vice-presidente de Cultura do MTG


Aqui acrescento, bem de a cavalo, ser Prenda não é como muitos dizem apenas representar um grupo. É acima de tudo lutar com intensidade pela preservação da cultura, dos usos e costumes de um povo que hoje está em todo o Brasil. Ser Prenda é um verdadeiro "Regalo de Deus". Como aprendemos, como crescemos, como abrimos os novos horizontes e como nos embrenhamos na verdadeira luta por sermos pessoas melhores. Gracias a todos que nos deram esta linda oportunidade de ser e não de ter uma faixa. Ser mais humana e mais gente!!!
 Meu amor eterno a todos os que neste caminho lutam e vivenciam a vida em sua plenitude, sem queixumes, sem mágoas, mas com muita vontade de realizar, lutar e buscar no fundo da alma a essência da própria felicidade.
Viva todas as Prendas do Rio Grande do Sul!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário