domingo, 12 de junho de 2011

Acordemos!

Começo o mate deste dia com o seguinte legado:
“Fazer de cada CTG um núcleo transmissor da herança social e através da prática e divulgação dos hábitos locais, noção de valores, princípios morais, reações emocionais, etc. Criar nossos grupos sociais uma unidade psicológica, com modos de agir e pensar coletivamente, valorizando e ajustando o homem ao meio, para a reação em conjunto frente aos problemas comuns”.  Art. 7º
“Lutar pelos direitos humanos de Liberdade, Igualdade e Humanidade”. Art. 9º

Artigos que integram a Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho.









Pois bem, um grupo de jovens e seus familiares partiram de Santa Maria, RS, em direção a Campo Bom. Foram participar do Rodeio por lá. Antes de dançar, aliás, maravilhosamente bem, ouviram as seguintes afirmações: “ a partir de agora quem reclamar estará em processo de expulsão”.


Ora é isto que queremos dos jovens, que com muito frio, saem de seus lares, para cultuar as Tradições? Este é o exemplo do que diz a Carta, que acima descrevemos alguns artigos?







Acredito firmemente que precisamos avaliar muito bem as palavras antes de serem ditas, caso contrário estamos indo contra aos ideais do verdadeiro movimento iniciado, oficialmente, por 8 jovens que com saudade de sua terra, do campo, dos usos e costumes, resolveram o meter o cavalo em busca da essência, rumo ao que estava lá no campo e seus lares.

Ora se um dos principais fatores da existência do movimento e a preservação de nossa cultura. Vamos, por favor, rever como os jovens e suas manifestações estão sendo tratadas. Afinal, ninguém tem “culpa” de pertencer à uma entidade campeã em várias manifestações culturais. Exemplo disso foi que enquanto alguns jovens estavam rumo a Campo Bom, outros tantos realizavam a primeira Quarteada Social, em Santa Maria. Oferecendo agasalho não só para o corpo físico, mas para a alma também, alimentos, atendimento dos mais diversos. Este é o movimento que queremos. Se estas atividades e o respeito não forem a base, o que faremos em alguns anos.
Pensemos!
Acordemos!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário