sexta-feira, 3 de junho de 2011

Essas Mulheres...a frente de seu tempo...Raquel Pires






Fiquei maravilhada de ver, ler e sentir a sabedoria de uma linda família. O fruto Raquel Pires, jovem idealista e profundamente apaixonada pelo Rio Grande do Sul e suas mais caras tradições. Raquel é forte na sua defesa da valorização da cultura. Contudo, alerta.

 "Precisamos nos aconchegar junto ao coração para que sintamos o quanto ser gaúcho e ter esta terra na alma representa para o nosso ser".







Compartilho com vocês os ensinamentos que Raquel Pires, ao cevar o mate, me enviou.
Esteja certa, querida, tu e tua linda família.
Teus ensinamentos ficarão guardados junto da minha mente e tomara Deus que um dia possa exemplificar, tanto quanto exemplificas o amor pela nossa terra e pela nossa gente.


Ah! Ceva o mate e te achega porque ela é o Espaço da Mulher Gaúcha...
 Foi criado para falar da mulher nativa do estado do Rio Grande do Sul. Falar do mundo feminino dentro do universo nativista, principalmente na música.

O Espaço surgiu assim...
Bom eu criei ele em 2007, mas não sabia direito sobre o que iria escrever. A principio só era para escrever minhas letras de musica, mas acabei deixando de lado e até exclui o blog. Mas, em 2008 resolvi retornar a idéia de divulgar minhas letras e do meu marido Marco Pires que é cantor e compositor. Minha 1° postagem foi uma letra do Marco “Quando renasce um cavalo”, que na época foi uma maneira de homenagear minha égua Bruxa, a qual eu já tinha há 12 anos, e falecera em setembro. Foi uma perda dolorosa.
Na minha segunda postagem fiz uma homenagem para a minha mãe, foi quando o blog tomou forma e resolvi então falar da mulher gaúcha.  E não parei mais.


Incentivar os jovens, ainda é preciso mais..."Tinha que ter mais incentivo através de projetos nas escolas por exemplo".

E ela é bem clara sobre o que representam as mulheres do Rio Grande...
Mulheres guerreiras de atitude que vão morrer peleando por nossos ideais e costumes.








"Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra"
A união, a perseverança e o amor que temos por nossa terra, nos foram dados de herança por guerreiros farroupilha, como Antonio de Souza Netto e outros, que lutaram pela nossa liberdade, e que ressaltamos com orgulho nos dias de hoje. No dia 20 de setembro, em C.T.G., entidades e outros do gênero, em cavalgadas, e ate mesmo com a tecnologia como nossos blogs.
Que isso tudo sirva de exemplo para todos nós e para a nação.
Que não nos corrompa o modismo que vem e vai, mas as tradições como a própria palavra quer dizer não se muda, permanece igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário